Gilson Aguiar: 'não temos moral para intervir na Venezuela'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'não temos moral para intervir na Venezuela'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/02/2019 - 08:03

O caminho do meio é sempre o melhor caminho. A crise na Venezuela traz à tona da discussão sobre os regimes autoritários. A sustentação e a necessidade de intervenção ou não em um país onde o regime autoritário se sustenta, é outra questão.

Maduro é um ditador, sim. Seu regime deve ser condenado e há a necessidade concreta de que se lute para que a Venezuela tenha um regime democrático. Mas até onde podemos ir ao exigir da nação vizinha a liberdade de escolha, o respeito a cidadania, a liberdade de expressão?

A intervenção militar é algo impensado. Qualquer ato de violência não se combate com violência. Nós também temos nossos maus tratos. O desrespeito aos Direitos Humanos é prática corrente no Brasil. Se queremos nos colocar como “justiceiros”, poderíamos começando fazendo justiça dentro de casa.

Logo, diante de nossa imagem borrada e o dedo apontado para a “cara suja” do vizinho. Um banho moral nos faz bem, tanto quanto a Venezuela. A diplomacia, negociação, acordo político, busca de uma solução pacífica é o que temos que defender. Assim, não caímos na contradição de considerar que os pecados dos outros são sempre piores que os nossos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade