Gilson Aguiar: 'os eleitores piores que os eleitos'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'os eleitores piores que os eleitos'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 17/10/2018 - 08:40

Nestas eleições estamos denunciando quem somos. Não há momento melhor de entender o perfil do eleitor do que nos debates políticos nas redes sociais. As ofensas abaixam o nível do debate de temas relevantes, mas que se banalizam na argumentação das discussões acirradas cheias de ofensas desmedidas.

A forma como as pessoas se expressam o que pensam, se pode chamar de pensamento, assusta. A questão não é refletir sobre a argumentação do opositor, mas exterminá-lo. Uma guerra onde vale tudo. Ações radicais encharcam a internet. Falas preconceituosas ou de estímulo à violência. Não se perdoa a mãe de ninguém. Às vezes, a própria faz parte da discussão.

Os candidatos, Haddad ou Bolsonaro, tem pouca culpa em relação ao comportamento de seus eleitores. Os dois trocam ofensas, mas nada se compara com o que os seguidores expressam no ambiente digital. O líder não tem nos liderados um controle, mas o ambiente é de descontrole. A generalização da ofensa foge ao bom senso.

As nossas expressões são a denúncia do que somos. O que preocupa não são os candidatos, eles são parte de nossas opções. O comportamento dos eleitores faz vir a tona nossa capacidade ou não de conviver com a diversidade, com a democracia, com a liberdade de opinião.

Não podemos ficar com discursos de vitimização do cidadão. Se a democracia está ameaçada é, também, por escolha do eleitor.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade