Gilson Aguiar: 'temos que defender a liberdade de imprensa'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'temos que defender a liberdade de imprensa'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/11/2018 - 08:45

Quanto nos custa a democracia? Ela é fundada em uma condição, a liberdade. Condição imprescindível e que deve ser preservada. Uma das características desta condição, a liberdade de informação e de expressão.

No Brasil esta condição nos custa caro, uma luta intensa. Marcada por idas e vindas. Em Maringá, de amarga lembrança. Tempos que os representantes públicos, no exercício de suas funções, confundiam sua representatividade e poder com seus interesses pessoais. No Brasil, está prática tem nome, “patrimonialismo”, confundir ou usar do bem público para o interesse privado. Será que isto não passou?

Uma reportagem de Luciana Peña fala das medidas do poder legislativo contra o Grupo Maringá de Comunicação, na Semana da Pátria. As emissoras do GMC não foram incluídas na contratação para divulgação dos eventos por ter “descumprido” uma decisão judicial. O que na própria reportagem fica claro, é uma mentira.

Segundo os “critérios” do legislativo, não é cívico descumprir a decisão judicial. Porém, a empresar recorreu. Não consigo entender qual é o sentido de ato cívico expresso pela postura do legislativo municipal. O direito de recorrer é tão cívico como a sentença.

Por isso, volto a repetir, quando se quer retaliar se usa de todas as maneiras para isso. Ao longo da história do autoritarismo no país, combater a liberdade de informação sempre foi uma constante. A liberdade de expressão é uma condição fundamental para o cidadão ter consciência e agir.

Infelizmente, o patrimonialismo é uma prática que persiste. A velha lógica de usar do bem público para garantir interesses privados.

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade