Governos dificultam liberação de documentos
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Refugiados

Governos dificultam liberação de documentos

Cidade por Luciana Peña em 15/08/2019 - 11:20

Mesmo assim, refugiados tentam revalidar diplomas universitários. Nesta quinta-feira (15), um mutirão recolhe documentos para dar início ao processo de revalidação com apoio de uma ONG ligada à ONU.

O drama dos refugiados é comovente. São histórias de famílias separadas, profissionais que interromperam a carreira para lutar pela sobrevivência e de crianças que estão conhecendo o mundo da forma mais triste possível. O advogado Luiz Alfredo Ortiz veio da Venezuela. Está há pouco tempo no Brasil. Na Venezuela ele era juiz de paz e militar do Exército. Aqui tenta um trabalho e espera revalidar o diploma. Quer trazer a mulher e a filha que ficaram na Venezuela. E se emociona ao lembrar delas.

Luiz Alfredo compareceu nesta quinta-feira a um mutirão em Maringá para revalidação de diplomas de refugiados. O mutirão é organizado pelo Instituto Sendas em parceria com a ONG Compassiva. A ONG é ligada à ONU e ajuda refugiados em todo o país a revalidar diplomas. A maior dificuldade dos refugiados são os documentos. Muitos dependem dos governos dos países de origem, que dificultam a liberação de informações, explica Camila Suemi Tardin, coordenadora do Projeto Nacional de Revalidação de Diplomas.

O atendimento aos refugiados é agendado e será até às 11h30 e das 14h às 16h30, na Rua Santos Dumont 1381.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade