Greve dos caminhoneiros?
CBN Maringá

Opinião

Greve dos caminhoneiros?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/10/2021 - 08:00

Caminhoneiros declaram “estado de greve” desde ontem, dia 17. Decidiram durante o II Encontro Nacional dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, no Rio de Janeiro. Dentre as decisões tomadas há possibilidade de paralisação no dia primeiro de novembro. Em especial no Porto de Santos, o principal porto do país.

A decisão foi expressa pelo presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Santos. Mas sua fala não foi isolada, outras entidades presentes reforçaram o descontentamento e o interesse em paralisação caso a pauta da categoria não seja atendida. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) também estava presente.

O descontentamento dos caminhoneiros cresceu nos últimos meses após a constante alta no preço dos combustíveis. Outro fator, foi que a pauta de reivindicações da categoria já está no Ministério da Infraestrutura desde o início do governo Bolsonaro e não há sinais de que seja resolvida. Agora, os caminhoneiros deram 15 dias para uma decisão do governo federal.

O que vai acontecer de fato ainda é imprevisível. A conclusão que se pode tirar neste momento é que os caminhoneiros representaram um dos principais apoios ao atual governo e que esta condição pode se inverter. Uma greve dos caminhoneiros colocaria uma economia frágil e com uma retomada tímida em uma tendência de queda vertiginosa.

Mas, a categoria tem uma participação direta de um milhão de pessoas. E muitos brasileiros acabam por endossar o descontentamento com a alta de preços e em especial dos combustíveis. Logo, teremos um início de dezembro decisivo. E os últimos dias de outubro, mais uma vez, tensos.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade