Humildade não é humilhação
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Humildade não é humilhação

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/06/2019 - 08:27

Tem que se entender a diferença entre a boa educação e o abuso da bondade. Porém, o culpado do excesso é, em regra, a própria vítima. Não podemos confundir a boa educação, necessária e diária, com a submissão à vontade alheia. Isto é comum, mais do que se imagina. Tem muita gente abusando de outra pessoa e explorando a dificuldade de colocar limites pela “vítima”.

Nas relações é anormal ter alguém que suga e outro que é sugado. O abuso existe e tem cumplicidade. O tempo desta exploração pode durar muito, virar um hábito e se tornar uma parte do perfil do abusado, se naturalizar sem ser natural. Por isso, não é fácil romper com a rotina da humilhação confundida com humildade.

Estamos em tempos em que as mensagens constantes de valorização dos interesses particulares parecem ser incorporadas. Contamina-se a mente de que nossos desejos estão acima dos demais e que todos devem no atender o tempo todo. Esta mensagem excessiva de valorização da particularidade contribuiu para confundir o humilde com o otário. Às vezes fazer-se um otário e eliminar um humilde.

Não vamos, contudo, colocar inocência demasiada no humilhado. Ele, por algum motivo, deixou, cedeu, permitiu que seu território de dignidade e preferência pessoal fossem invadidos e tomados pelo alheio. Há um pacto que precisa ser encerrado. Retomar o território pessoal é necessário. Um desafio, porém. O invasor não quer sair com facilidade, fará de tudo para resistir.

Se em uma conversa amistosa, um diálogo civilizado, tudo parece se resolver, na prática irá se sentir a resistência daquele que tomou o espaço de respeito do outro. O invadido não deve deixar barato, não pode recuar, deve expulsar. Se na cordialidade não se tem sucesso, a saída pode ser uma ruptura dolorosa. Não temer o fim da relação. Melhor ser dono de sua dignidade só do que estar invadido e humilhado acompanhado.

Na solidão descobrimos que muito do que se considerava do outro é, na verdade, um valor seu. Aprendemos que os méritos que não creditávamos a nós, considerávamos do outro, são patrimônio nosso. Isso é fundamental. Além de se retomar seu território, aprender que se é muito mais do que se imaginava e maior do que se pensava, se tem o sabor magnífico da liberdade. Um mundo que agora se coloca a sua frente para ser explorado e não mais invadido e tomado.

Aprenda a usar seu território e não deixar que ninguém o tome. Garanta para sempre ser senhor de sua existência. O que não quer dizer que se deve fazer o que se quer, mas saber o que se quer para não deixar outra pessoa decidir e agir por você. Entender que não se pode controlar tudo, mas que sua vida e suas escolhas são suas. Sentir com todo o gosto a liberdade. A magnífica possibilidade de fazer de uma jornada um caminho que desenha suas escolhas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade