O Censo Demográfico é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada dez anos. Ou seja, o último ocorreu em 2010 e o próximo será em 2020. Mas os preparativos para coleta de dados populacionais, econômicos e sociais iniciaram bem antes. Na regional de Maringá a organização acontece desde 2017. A fase agora é de reuniões preparatórias em 16 municípios, como explica o coordenador local do Censo, Sérgio Ricardo Braga da Silva.
De setembro até dezembro, será aplicado em Poços de Caldas, Minas Gerais, o Censo Experimental, com dois questionários (básico e por amostra). A coleta será um teste final antes da aplicação do Censo 2020. Até fevereiro do ano que vem, serão abertos os processos seletivos para contratação de temporários que farão a coleta de dados. Serão 270 mil contratações no Brasil. Para Maringá e região, o IBGE estima contratar 842 pessoas para três cargos: coordenador, supervisor e recenseador.
A coleta do Censo inicia em agosto de 2020 e os primeiros resultados serão divulgados entre o final de novembro e início de dezembro do ano que vem.
O coordenador das coletas do IBGE na região de Maringá explica a importância do Censo.
Todos os dados de forma detalhada do Censo 2020 serão divulgados pela IBGE até 2023.

Imagem Ilustrativa/twipu.com
Três cargos
IBGE contratará 842 temporários em Maringá e região para Censo de 2020
Economia por Carina Bernardino em 07/08/2019 - 18:05Primeiro processo seletivo abre em setembro. No país, estimativa é de 270 mil contratações.
Notícias da mesma editoria

Conjuntura econômica



Educação financeira
“É preciso encarar a situação”, diz especialista, sobre dívidas familiares
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade