Inversão térmica pode ter provocado mau cheiro na zona Norte
Divulgação/PMM

Maringá

Inversão térmica pode ter provocado mau cheiro na zona Norte

Meio Ambiente por Carina Bernardino em 24/12/2018 - 10:24

Em 15 dias, 20 reclamações foram registradas na Ouvidoria Municipal. Sema e IAP monitoram odor forte provocado por empreendimentos licenciados da região.

No final de novembro a Ouvidoria Municipal de Maringá recebeu duas ligações de moradores da zona Norte reclamando sobre um odor forte e desagradável no ar. No início deste mês, os registros continuaram e surgiram mais 18 reclamações. Os relatos eram de odor de “esgoto”.

A secretaria de Meio Ambiente começou a investigar o mau cheiro e como as indústrias instaladas naquela região da cidade são licenciadas, o IAP - Instituto Ambiental do Paraná também foi acionado. O resultado foi apontado como sendo o fenômeno de inversão térmica, causado quando os poluentes urbanos não se espalham rápido. Isto ocorre no frio ou calor intenso. Quem explica é o secretário da Sema, Ederlei Alkamin.

Durante a investigação da origem do odor fétido, os fiscais da Sema percorreram bairros localizados no limite com Sarandi até o jardim Olímpico. Todos os fundos de vale foram vistoriados.

Mas apesar de estar monitoramento o problema, a população ainda pode fazer reclamações caso perceba o mau cheiro em outras regiões da cidade. Sempre é preciso anotar o horário e local onde o odor ruim foi sentido. O telefone da Ouvidoria Municipal é o 156.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade