Jogo do Brasil: serviços de Maringá terão horário de funcionamento reduzido nesta sexta-feira (9)
Foto: Rafael Macri/PMM

Quartas de final

Jogo do Brasil: serviços de Maringá terão horário de funcionamento reduzido nesta sexta-feira (9)

Cidade por Ivy Valsecchi/GMC Online em 09/12/2022 - 08:33

A seleção brasileira de futebol entra em campo nesta sexta-feira (9), para o jogo contra a Croácia pelas quartas de final. Pela primeira vez nesta Copa, o time do Brasil jogará ao meio-dia (horário de Brasília) e, novamente, os serviços de Maringá terão horário de funcionamento alterado. Confira: 

PREFEITURA
A Prefeitura terá expediente reduzido, das 8h às 11h, conforme decreto n° 2381/2022. Os serviços considerados essenciais serão mantidos.

Paço Municipal
O Paço Municipal funcionará das 8h às 11h. A mesma regra vale para as secretarias que ficam fora do Paço: Saúde; Limpeza Urbana (Selurb); Infraestrutura (Seinfra); Proteção e Bem-Estar Animal; Educação; Cultura; Esportes e Lazer; Políticas Públicas para Mulheres (Semulher); Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc); Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) e Instituto Ambiental de Maringá (IAM); além do Procon e Agência do Trabalhador.  

Educação
As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) terão horários especiais, conforme o decreto. As crianças serão liberadas às 10h30 e as unidades de ensino fecharão às 11h. 

Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal de Maringá estarão de plantão. O Samu permanece com o atendimento de emergência 24 horas (telefone 192). Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Secretaria de Saúde acompanham os horários especiais previstos no decreto.

Assistência Social
Os Conselhos Tutelares Zona Norte (3221-6230/99102-5875) e Zona Sul (3221-6240/99119-0071) estarão de plantão, assim como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá (Cramm), que atenderá pelo telefone (44) 99118 3578. O Serviço de Atendimento às pessoas em situação de rua funcionará normalmente pelo telefone (44) 99103-5661.

Limpeza Urbana e Infraestrutura
Servidores da manutenção, iluminação pública e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência. A coleta de lixo convencional funciona até às 11h e retorna às 17h. A coleta seletiva será interrompida às 11h30 e retorna meia hora após o final do jogo.

Restaurante Popular
Os restaurantes populares de Maringá abrem às 10h e seguem até às 14h ou até acabarem as refeições.

Parques
O Parque do Ingá segue o horário especial previsto no decreto. O Parque do Japão funciona das 9h às 11h e retorna após o jogo, a partir das 15h. O Parque Alfredo Nyffeler (Buracão) funcionará normalmente.

COMÉRCIO
Desde o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar, as negociações da jornada de trabalho ficam a critério do empregador. Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), não foi feita nenhuma negociação, para permitir que cada empresário negociasse diretamente com seus empregados aquilo que fosse mais conveniente para sua empresa.

Entretanto, como tem sido de praxe, boa parte do comércio maringaense tem fechado uma hora antes do começo das partidas do Brasil. 

BANCOS, INSS, CORREIOS
As agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nesta sexta-feira, com jogo às 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.

Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores.

Canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos pela própria agência.

Nos dias em que a seleção brasileira estiver em campo, as agências do INSS terão horário especial de funcionamento. A depender do horário da partida, as agências poderão fechar mais cedo ou até mesmo não abrir para atendimento, caso desta sexta-feira, dia em que as agências estarão fechadas.  

A Central 135 também terá um esquema especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e será retornado 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

Pelo número 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento. As ligações são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Pelo celular, o custo é o de uma ligação local.

O Meu INSS também seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular. Por meio da ferramenta é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Em dias de jogos às 12h, como nesta sexta-feira, as agências dos Correios vão fechar às 11h e reabrem em até 15 minutos depois do final do jogo.

SHOPPINGS
Os shoppings estarão abertos, porém, as lojas podem abrir de forma facultativa na hora dos jogos do Brasil. No Mandacaru Boulevard, as lojas estarão fechadas durante o jogo e reabrirão depois.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade