Jovem que voltou da Itália está em isolamento em UPA Maringá
Imagem ilustrativa/Foto de Cleber França

Febre alta

Jovem que voltou da Itália está em isolamento em UPA Maringá

Saúde por Portal GMC Online em 28/02/2020 - 15:12

Um jovem, de 24 anos, está em isolamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, em Maringá. O morador deu entrada na unidade nesta sexta-feira, 28, com febre alta.

De acordo com o diretor da UPA, Marcos Ventrilho, o jovem voltou no último dia 18 de uma viagem na Itália, local que apresenta 650 casos confirmados de coronavírus e 17 mortes por causa da doença.

Segundo Ventrilho, não pode se dizer que é uma suspeita de coronavírus porque o jovem apresenta apenas febre alta. Ele está sendo mantido em isolamento como uma prevenção pelo fato de ter retornado recentemente de uma viagem no exterior.

Agora, segundo o diretor da unidade, são aguardadas instruções de uma infectologista que vai determinar o que deve ser feito.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que é importante reforçar que não há confirmação de caso suspeito de coronavírus, "o que somente é feito após avaliação, por equipe especializada do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde".

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas do coronavírus conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

HU é o hospital referência para casos em Maringá

O Hospital Universitário de Maringá (HUM) é o hospital referência para a cidade e região em casos de suspeita de coronavírus. Se algum paciente for classificado como suspeito para coronavírus imediatamente será encaminhado para o HU, que está preparado para fazer o isolamento e tratamento. De acordo com a superintendente do HU, Elisabete Kobayashi, o hospital já criou um protocolo.

“Desenvolvemos um fluxo dentro do nosso serviço de controle de infecção hospitalar e vigilância e em caso de suspeita de coronavírus já temos um protocolo a seguir de isolamento do paciente. Precisamos estar prontos”, afirmou Elisabete ao GMC Online.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde são oito hospitais paranaenses que foram selecionados como referência. No HU de Maringá não existe uma ala pronta a espera de um possível caso suspeito, mas as equipes já sabem para onde levar o paciente em caso de suspeita. De acordo a superintendente, o hospital é referência nesses tipos de casos.

“É extremamente importante ter esse fluxograma definido para que outros pacientes não sejam contaminados pelo vírus em caso de suspeito. O paciente será internado numa ala isolada dos demais pacientes e só os servidores autorizados terão acesso”, complementou. 

Por: Nailena Faian/GMC Online

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade