Justiça dá prazo e prefeitura inicia vacinação em massa de professores
Imagem ilustrativa/foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No RU

Justiça dá prazo e prefeitura inicia vacinação em massa de professores

Saúde por Luciana Peña em 11/06/2021 - 07:00

O juiz Frederico Mendes Júnior da 1ª Vara de Fazenda Pública acolheu o pedido do Ministério Público e determinou que a Prefeitura de Maringá cumpra a lei municipal 11.245/2021 que prevê a vacinação de professores e trabalhadores da educação juntamente com o grupo prioritário de 60 a 69 anos. 

Na decisão, o juiz, além de estabelecer prazo de 72h para que o Município torne a cumprir a lei, requer explicações sobre o descumprimento.

Ao fazer o pedido, o  Ministério Público, por meio da 17ª Promotoria de Justiça, argumentou que a lei vinha sendo desrespeitada porque o público de 60 a 69 anos praticamente já foi vacinado, enquanto que a vacinação de professores encontra-se na "faixa etária de 43 anos". A lei diz que os dois grupos precisam ser vacinados "concomitantemente".

O MP destaca também afirmações do prefeito Ulisses Maia em redes sociais de que há doses suficientes de vacina e o fato de que a população geral já começou a ser vacinada. 

Para a promotoria, os fatos levam a crer que o público de trabalhadores da educação foi preterido. 

O Ministério Público acredita que o atraso na vacinação de professores gera impacto na educação infantil, retardando o início das aulas presenciais e consequentemente prejudicando as crianças menos favorecidas, muitas das quais dependem da escola até para se alimentar adequadamente.

No pedido feito à Justiça, o promotor Adriano Zampieri Calvo diz que a vacinação dos profissionais da educação básica deveria se dar antes da população em geral e com urgência. 

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Maringá anunciou a vacinação de profissionais de educação de 18 a 59 anos, cumprindo integralmente a lei 11.245.  

A vacinação será das 9h às 17h, no Restaurante Universitário da UEM.

 A Prefeitura já tinha informado anteriormente que a vacinação depende da quantidade de doses e destinação prevista pelo Ministério da Saúde

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade