Justiça mantém prova do PSS da Educação no domingo (10)
(Foto: Reprodução / TJPR)

Paraná

Justiça mantém prova do PSS da Educação no domingo (10)

Educação por Redação CBN Maringá em 08/01/2021 - 20:39

Acontece nesse domingo (10), a aplicação das provas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores da rede pública estadual de ensino.

A confirmação ocorreu nesta sexta-feira (8) e foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação, após negativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) a três ações que pediam a suspensão da aplicação das provas.

As provas serão aplicadas de forma presencial em 30 municípios a 39.379 candidatos inscritos no processo.

Uma das ações, era iniciativa do Ministério Público do Paraná. Na decisão que negou o pedido do MP, o Desembargador Taro Oyama declarou que “persiste a ausência da verossimilhança das alegações”.

Na decisão, o magistrado reforçou a necessidade das medidas de prevenção que serão adotadas e ressaltou que a rede estadual poderia ser prejudicada, caso as provas não sejam realizadas.

Na decisão da ação impetrada pela APP-Sindicato, sindicato que representa os professores, a juíza substituta Diele Denardin Zydek diz que a avaliação de domingo “atende às disposições legais para a realização de prova presencial” e que a retomada das aulas no próximo mês é uma “razão pela qual a realização da prova se torna necessária”.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) em suas manifestações nas ações explicitou todas as medidas legais que amparam a realização da prova, bem como as medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), emitiu parecer favorável à realização da prova desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria de Educação. 

Por Vanessa Fernandes/CBN Curitiba

(atualização às 21h32): O Ministério Público do Paraná ajuizou na noite desta sexta-feira (8) um novo recurso requerendo ao Plantão Judiciário a suspensão das provas do PSS.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade