Lançada Semana Maringaense de Amamentação, de estímulo ao aleitamento materno
Carina Bernardino/CBN Maringá

Agosto Dourado

Lançada Semana Maringaense de Amamentação, de estímulo ao aleitamento materno

Saúde por Carina Bernardino em 02/08/2019 - 16:09

O objetivo é reforçar a importância do processo para o desenvolvimento do bebê. O tema deste ano é: "Capacite os pais e permita a Amamentação, agora e no futuro".

A partir desta sexta-feira (2) até a próxima quarta-feira (7), acontece a Semana da Amamentação de Maringá de número 24, realizada em paralelo à edição 26 da Semana Mundial da Amamentação. As ações na cidade são promovidas que Coamar (Comitê Municipal de Aleitamento Materno), que atende a rede pública e privada de saúde. A coordenadora do Coamar, Eliana Cismer, destaca que leite materno tem tudo que o bebê precisa, mas lamenta o alto índice de desmame antes dos seis meses de amamentação.

Entre os apoiadores das ações de amamentação, está o Banco de Leite Humano do HU (Hospital Universitário Regional de Maringá), que está entre os três bancos estaduais que mais coletam leite materno. A coordenadora do Banco de Leite, Christyna Beatriz Genovez, reforça a importância da iniciativa de incentivo ao aleitamento materno.

Por mês, o Banco de Leite do HU coleta cerca de 280 litros de leite. No mês passado, foram 270 doadoras. O leite materno coletado sustentou de 100 a 180 crianças que estavam nas UTIs de cinco hospitais maringaenses: HU, Santa Casa, Santa Rita, Bom Samaritano e Paraná. De Sarandi, o repasse foi feito ao Hospital Metropolitano e em Paranavaí, para a Santa Casa. A madrinha da Semana de Amamentação deste ano é a enfermeira Anieli Santti Cristófano, mãe da pequena Ana Laura, que completou dez meses nesta sexta-feira. Ela é doadora do Banco de Leite desde o nascimento da filha. A coleta foi feita até durante a viagem da família, que fez uma força tarefa para fazer a coleta de leite.

O tema da Semana Maringaense de Amamentação deste ano é: "Capacite os pais e permita a Amamentação, agora e no futuro". A ideia é mostrar que sem o envolvimento da família como um todo, pai e mãe, a amamentação corre risco.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade