Liberdade e solidão
CBN Maringá

Opinião

Liberdade e solidão

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 25/10/2022 - 09:02

O ser humano é um ser social e político. Esta é uma máxima aristotélica, antiga e desgastada. Mas uma prática constante. A gente se cansa da solidão. E as restrições com a Covid-19, você se lembra? Acredito que já se esqueceu ou faz questão de não lembrar, porém, nos fez valorizar a relação com os outros. Percebemos no isolamento que a solidão cansa. Por mais que tenha alguns que adoram se isolar, nem todos por muito tempo.

Os chineses vivem momentos ainda de forte intervenção na vida social em relação a Covid-19 por parte do Estado. As restrições impostas pelo governo e o temor da proliferação da doença ainda preocupa. O Estado conseguiu colocar medo na população. E aqueles que viajam para ou na China não são vistos com bons olhos, se teme a propagação da doença.

Mas quem é que consegue fazer alguém ficar isolado por muito tempo?

Os chineses resolveram o problema da solidão com os aplicativos de namoro. Através de relacionamentos gerados por relações virtuais, eles e elas conseguem viajar pelo país, fazer de encontros oportunidades de sair do isolamento, evitam os hotéis e vão para o particular. Fora isso, fazem negócios, compram e vendem. Disfarçados na aparente busca de um amor se consegue a liberdade.

Falo isso para lembrar que qualquer medida de restrição a liberdade tende a ruir. A força que represa o direito das pessoas e tenta fazê-las virarem como fantoches ou marionetes se rompe. Toda a repressão será vítima da reação à força que controla. Muitas vezes a reação vem silenciosa, mas vem.

Não vale a pena viver sem o sabor da vida. Preservar a vida não vale a pena se o preço é não viver. Não ter o sabor da liberdade é viver sem alimentar a vida de sentido. Logo, quem pode conter o desejo de viver? Apenas nós mesmos, se aceitarmos que nos controlem. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade