Lições da pandemia
CBN Maringá

Opinião

Lições da pandemia

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/04/2021 - 09:47

O que nos faltou para administrarmos a pandemia com mais eficiência? Afinal, é uma realidade o quanto estamos atrasados em relação a outros países e a nossa dificuldade de termos a propagação do vírus sob controle.

Levantamento feito pela pesquisa Our World in Data mostra que 39 países tiveram uma queda significativa no número de casos a partir de janeiro deste ano, enquanto 81 tiveram um aumento, entre eles o Brasil. 

Onde erramos? Acredito que um dos principais problemas foi o gerenciamento de informações e a reação correta diante dos problemas apresentados. De um lado não olhamos a dimensão do que estamos vivendo com objetividade e por outro não soubemos agir de maneira lógica, muito do que, pela visão deturpada.

Há o elemento político que não se pode negar. As contrariedades lógicas e ideológicas não foram tratadas de maneira ciente e coerente. Os embates acalorados ganharam força e se tornaram o alimento da discórdia, não o tema em questão, a pandemia. Valia mais ter o sentimento de razão do que encarar a verdade e resolver o problema.

Muitos dos erros apresentados estavam na falta de prevenção e nos atos desesperados de reação. Apagamos mal os incêndios e não trabalhamos para evitá-los. Já poderíamos ter previsto certos desdobramentos da pandemia e como ela seria recebida em determinadas regiões do país. Quando fomos reagir, em alguns casos, já era tarde demais. 

Especialistas falam que em setembro podemos ter a pandemia sob controle. A notícia é boa, afinal sempre se esperou uma data para o início do fim da crise. Ela chega tarde. Perdemos muitas vidas pelo caminho. Elas se foram, parte considerável delas por atos que poderiam ter sido feitos e outros que praticados pioraram a situação. 

Este saldo de mortos que o país tem precisa ser compreendido como um preço caro que pagamos pela nossa eficiência. Há um valor a ser respeitado em cada um que ser humano que perdemos diante da propagação da Covid-19. Logo, não se pode esquecer que a falta de transparência, investimento adequado e uma gestão de crise tem consequências desastrosas. Espero que tenhamos aprendido a lição.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade