Mãe abandonada pelo marido e sem parentes em Maringá precisa de vaga em creche para o filho de um ano e 2 meses
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Drama

Mãe abandonada pelo marido e sem parentes em Maringá precisa de vaga em creche para o filho de um ano e 2 meses

Educação por Luciana Peña em 13/09/2023 - 11:41

A jovem veio do Rio Grande do Sul com o marido, que conseguiu um emprego numa usina de açúcar, mas ele pediu demissão e foi embora deixando a família para trás. Ela precisa trabalhar para se sustentar e diz que aguarda uma vaga há oito meses. 

Maringá compra vagas em escolinhas da rede particular de ensino para atender as crianças de 0 a 3 anos de idade. Com esta política pública o número de crianças na lista de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) diminuiu bastante.

Esta lista já chegou a ter milhares de crianças. Em entrevista à série com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá, o vice-prefeito Edson Scabora disse que a fila está praticamente zerada.

Segundo um levantamento rápido no Portal da Transparência feito pelo colunista da CBN Tiago Valenciano, hoje são em torno de 500 crianças na lista.

Uma dessas crianças é o filho de Tawanye Garcez, de um ano e dois meses. Tawanye veio do Rio Grande do Sul com o marido. O casal se mudou para Maringá em busca de uma oportunidade de trabalho. O marido de Tawanye conseguiu um emprego numa usina de açúcar da região e aqui nasceu o filho deles.

Mas no ano passado, o marido pediu demissão e voltou para o Rio Grande do Sul, sem levar a mulher e o filho. Ela disse que foi abandonada e se viu obrigada a trabalhar para se sustentar. [ouça o áudio]

Tawanye conseguiu um emprego quando uma parente distante, mas que ela não conhecia pessoalmente, veio morar em Maringá e ajudá-la a cuidar do filho. Mas a ajuda durou pouco. [ouça o áudio acima]

Tawanye cadastrou o filho no Cmei France Luz, em Iguatemi, onde ela mora. Mas até hoje, oito meses depois, segundo ela, a vaga não surgiu. E para fazer bicos, Tawanye conta com a ajuda de pessoas da igreja que ela frequenta. [ouça o áudio acima]

A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá que enviou a seguinte nota à redação:

“A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vai entrar em contato com a mãe para realizar o encaminhamento para a vaga disponível na rede municipal de ensino”.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade