Mães de autistas pedem celeridade às necessidades dos filhos na educação
Foto: Unicef/ ONU

Maringá

Mães de autistas pedem celeridade às necessidades dos filhos na educação

Educação por Letícia Tristão em 04/04/2022 - 11:04

A demora para conseguir um professor de apoio nas salas de aulas, o que é garantido por lei, é a principal reclamação das mães. Elas se reuniram com o Conselho Tutelar no centro de Maringá nesta segunda-feira (4). 

O Transtorno do Espectro Autista é uma doença neurológica que pode comprometer a interação social, comportamento e comunicação da criança. É um diagnóstico difícil e que pode ser classificado em diferentes graus.

As dificuldades são muitas. Nesta segunda-feira (4), mães de autistas se reuniram na Praça Raposo Tavares em busca de soluções para os problemas diários que enfrentam. O assunto girava em torno da educação O direito de ter um professor capacitando acompanhando o aluno autista é garantido por lei, mas as mães relatam ter dificuldades para conseguir ter acesso a esse direito.

A Rosangela dos Santos conta que só conseguiu após acionar o Ministério Público. [ouça o áudio acima]

A Flávia Lucia da Silva também passou pela mesma situação. [ouça o áudio acima]

De acordo com o conselheiro tutelar Jesiel Carrara, o conselho deve se reunir com o núcleo regional de educação sobre este assunto. O conselho tem recebido demandas de mães de autistas na demora para conseguir o laudo médico pela saúde. [ouça o áudio acima]

Dia 2 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesse domingo, foi realizada uma caminhada azul em volta do Bosque II em prol da conscientização do autismo.

Ataulizado às 12h16

As escolas do Núcleo Regional de Educação atualmente tem 113 atendimentos por professores de apoio a alunos com autismo. De acordo com a técnica pedagógica de educação especial do Núcleo Regional de Educação, Deise Costa, as equipes estão fazendo estudo de caso da demanda represada de solicitações por professores de apoio no período de pandemia.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade