Mais de 2 mil pacientes faltaram às consultas especializadas em Paranavaí este ano
Foto: Pixabay

Prejuízo

Mais de 2 mil pacientes faltaram às consultas especializadas em Paranavaí este ano

Saúde por Letícia Tristão em 23/05/2022 - 11:07

 A situação mobilizou o município que fez uma divulgação pedindo comprometimento da população com os exames e consultas agendadas. 

Paranavaí está enfrentando um problema no sistema de saúde com pacientes faltosos. Nos quatro primeiros meses do ano, 2.127 pessoas não foram às consultas agendadas com médicos especialistas em Paranavaí e 12.122 exames marcados não foram realizados porque os pacientes não compareceram aos consultórios e laboratórios.

Segundo a Secretaria de Saúde de Paranavaí, a maioria dos exames foram neurológicos, oftalmológicos, otológicos, exames de sangue, ultrassonografias, colonoscopias, endoscopias, tomografias e ressonâncias.

De acordo com o prefeito da cidade, Carlos Henrique Rossato Gomes, delegado KiQ, na maioria das vezes os moradores mudam de endereço ou de telefone, e quando chega o período da consulta, os servidores não conseguem contatá-los.

Isso além dos pacientes que agendam a consulta ou exame, mas esquecem no dia, afirma o prefeito. [ouça o áudio acima]

Essa situação gera transtornos ao sistema de saúde e também prejuízo financeiro aos cofres públicos. [ouça o áudio acima]

Ainda segundo levantamento da secretaria, com relação às consultas especializadas, o maior número de pacientes faltosos este ano foram às consultas com oftalmologistas, 448; com pediatras, 422; psiquiatras, 329; entre outras. Além disso, 2.239 sessões de fisioterapia não foram realizadas porque os pacientes faltaram.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade