Maringá é citada em reportagem nacional sobre aumento de mortes por Covid-19
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Monitoramento

Maringá é citada em reportagem nacional sobre aumento de mortes por Covid-19

Cidade por Luciana Peña em 15/03/2021 - 13:06

A reportagem da Folha de São Paulo separou a pandemia em duas fases. Na segunda, que começou em novembro e segue até o momento, Maringá aparece entre as 50 grandes cidades do país em que houve uma explosão de casos. Levantamento recente da CBN apontou que de 28 de dezembro a 10 de março, o número de mortes na cidade cresceu 73%. 

De acordo com reportagem publicada na Folha de São Paulo no fim de semana, o país vive uma segunda onda da pandemia mais letal em grande parte das cidades analisadas.

Foram analisadas cidades com mais de 100 mil habitantes. Em 50 cidades, há uma explosão de registros de mortes e uma tendência de aceleração dos casos, com o pico da pandemia mais alto em relação ao pico na primeira onda, de março a outubro.

Maringá é citada entre as 50 cidades.

Na semana passada, a CBN fez um levantamento com dados publicados no site Notifica Saúde, que levam à mesma conclusão.

Do início da pandemia até 28 de dezembro de 2020, Maringá tinha 301 mortes registradas em função do novo coronavírus. Em 10 de março o número tinha saltado para 522. 221 mortes em pouco mais de dois meses.

Segundo o site Notifica Saúde, 221 é o número de mortes que Maringá atingiu no dia 6 de dezembro de 2020. Ou seja, a cidade levou apenas 72 dias para atingir o mesmo número de mortes registradas em quase nove meses de pandemia.

É uma mostra de que a segunda onda da pandemia está mais letal do que a primeira onda, embora nem todos os especialistas concordem com a divisão da pandemia em fases.

O secretário de Comunicação, Marcos Cordiolli, diz que a taxa de contágio cresceu muito depois do carnaval, mas o número exato desta taxa, a Taxa R, não foi calculado ainda. [ouça o áudio acima]

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade