Maringá e Sanepar: um aditivo nulo
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Maringá e Sanepar: um aditivo nulo

O Assunto é Política por Diniz Neto em 24/05/2019 - 10:06

Hoje, no Brasil é o Dia do Milho, Dia do Café e Dia da Infantaria.

A semana teve muitos assuntos na pauta, aqui em Maringá. O aumento da tarifa da Sanepar foi um dos mais importantes e acompanhados, especialmente porque atinge a milhares de consumidores em Maringá e em 346 municípios. São quase 87% dos municípios.

Ontem anunciamos que hoje responderíamos a várias perguntas que foram feitas pelo engenheiro Renato Antonio Dalla Costa. Vamos lá.

 COMO ESTÁ A AÇÃO MOVIDA PELA PREFEITURA PARA MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO? 

O engenheiro Renato Antonio Dalla Costa pergunta:

Como está a ação movida pela Prefeitura para a retomada da concessão? 
O processo está no Superior Tribunal de Justiça, que já deu sentença favorável ao município de Maringá, ressalvando a necessidade de indenizar a empresa pelos investimentos feitos ao longo do período da concessão.

A Justiça já se pronunciou?

Já e por mais de uma vez. Em primeira instância, em novembro de 2009, o contrato prorrogado pela Prefeitura de Maringá com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em 1996 foi reconhecido como nulo pela Justiça. O aditivo irregular permitiria que a empresa continuasse prestando serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto até 2040, em Maringá.

Mas como o projeto não passou pela Câmara a validade do contrato foi questionada pelos vereadores e pelo Ministério Público.

Na sexta-feira 20 de novembro de 2009, o juiz Airton Vargas da Silva, da 2ª Vara Cível, concedeu tutela antecipada contra o aditivo, ou seja, antecipou o efeito do julgamento futuro.

A Prefeitura desistiu? 
Não desistiu. Claro que existe pressão da empresa para uma conciliação, mas o processo está na Justiça, aguardando julgamento.

Sobre a decisão de 2018, do Superior Tribunal de Justiça, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia afirmou o seguinte:

“A decisão do STJ é uma grande vitória para o município. A empresa lucra 50 % com os serviços. Considerando que o faturamento é de R$ 200 milhões ao ano, nos últimos oito anos o lucro seria de R$ 800 milhões. Certamente os investimentos não acompanharam a lucratividade do negócio”.

O prefeito também assegurou que não privatizará os serviços, que prosseguirão estatais, o que não exclui um novo acordo com a Sanepar desde que benéfico para a cidade: “Temos um compromisso de campanha de não privatizar o serviço. Diferente de outras cidades do estado, a Sanepar é superavitária em Maringá. Assinamos um decreto que estabelece 90 dias para o encontro de contas. O processo será transparente, zelando sempre para a qualidade do serviço”.

O decreto da comissão para retomada dos serviços foi contestado na Justiça pela empresa e por isso a comissão não pode ser instalada.

Quantos anos tem essa ação?

Em 2009 foi descoberta a irregularidade do aditivo no contrato da Sanepar, ampliando a concessão de 2010 para 2040.

A partir daí o município busca na Justiça a retomada da administração dos serviços de saneamento.

Até agora o município tem vencido. O obstáculo agora é o ressarcimento à Sanepar de investimentos que ela teria feito. Aqui se abre uma grande discussão, que naturalmente será feita na Justiça. A promessa é de anos de disputa.

 Para entender um pouco a questão da água e esgoto em Maringá.

Lei Municipal N.º 236 de 14 de dezembro de 1962 (Gestão João Paulino), cria a Codemar, Companhia de Desenvolvimento de Maringá. Porém só no final de 1964 e começo de 1965, este ano já no mandato de Luiz Moreira de Carvalho, a Codemar começa efetivamente a operar.

Com a Lei nº 1.379/80, a Sanepar obteve a concessão da operação e exploração dos sistemas de água e esgoto sanitário de Maringá, em 1980, com validade por 30 anos. Portanto, até 2010.

Aqui o pivô de toda a história: Termo Aditivo ao Contrato de Concessão 241/80, de 27 de agosto de 1980, assinado secretamente pelo ex-prefeito Said Ferreira e pelo então presidente da empresa, Carlos Afonso Teixeira de Freitas, em 26 de junho de 1996.

São três as questões básicas relacionadas a este aditivo: não houve licitação, não foi aprovado pela Câmara Municipal de Maringá e não foi publicado, não foi tornado público.

Em 2009, a Prefeitura de Maringá, com o prefeito Silvio Barros, inicia o processo judicial para retomada da gestão do saneamento pelo município de Maringá.

 MUNICÍPIOS QUE GERENCIAM SEUS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO

No Paraná são 53 municípios que gerenciam os seus sistemas. Na região, temos Sarandi, Iguaraçu e São Jorge do Ivaí.

No Brasil existe a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSAMAE), que tem uma regional no Paraná. Maringá faz parte dessa associação, desde quando iniciou o processo de retomada dos serviços.

O prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, presidiu a ASSAMAE Paraná em 2017 e 2018.

Sem dúvida o assunto é amplo, extenso e muito importante para os consumidores.

A história dessas empresas de saneamento é rica em desafios. Por exemplo, em Maringá, sem o saneamento básico, era elevada a taxa de mortalidade infantil.

As dificuldades para resolver os problemas e para investir eram gigantes.

Um problema com muita história para ser contada e que, certamente, ainda terá muitos capítulos no futuro. Não parece que seja fácil, simples ou rápida a solução, a menos que o município consiga na justiça retomar os serviços e discutir para frente uma possível indenização à Sanepar.

Aliás, durante estas décadas, a Sanepar mudou o seu regime jurídico, ganhou sócios internacionais e passou a ter ações na bolsa. Ou seja, seu principal objetivo passou a ser o lucro para os seus acionistas. Como ficam os milhões de paranaense consumidores? Quem vai defender os seus direitos? 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade