Maringá, entre o real e o ideal
CBN Maringá

Opinião

Maringá, entre o real e o ideal

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 10/05/2021 - 22:13

Nossa cidade sempre foi desenhada como um sonho. Sempre vista como uma expressão da qualidade de vida. Constrói sua história como formação perfeita para a satisfação de todos os seus moradores. Um exemplo a ser seguido.  Será?

Cidades tem defeitos. Toda a convivência entre seres humanos é contraditória. Tem acertos e erros. Demonstra no dia a dia a possibilidade para alguns e a rejeição para outros. Uma cidade expressa as relações e intenções da vida que pulsa dentro de seus espaços. Uma cidade são pessoas. 

Maringá não é diferente. É fruto dessa busca incessante entre o erro e o acerto. Foi planejada e construiu uma idealização que nas relações não consegue estabelecer isso como uma realidade constante. Mesmo o que é planejado tem suas falhas. 

Hoje, o principal desafio da cidade é assumir e agir como liderança regional. Há muito o que fazer para transformar Maringá em uma cidade que seja agente de transformações e separação da realidade dos municípios em seu entorno. 

Durante muito tempo a cidade se fechou em si. Se preocupou com seu aprimoramento, planejou, mas não levou em conta toda uma região da qual faz parte. Isto deve ser repensado. Continuar assim pode ter um custo elevado para as pretensões de quem quer ser um exemplo. 

Hoje Maringá faz aniversário, mas deve pensar e repensar o seu futuro. A cidade não está só e não poderá chegar a onde tanto almeja sozinha. Na condição atual de uma economia e região, o futuro é uma construção de integração e não de isolamento. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade