Maringá espera STF para assumir serviço de água e esgoto
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Sanepar

Concessão

Maringá espera STF para assumir serviço de água e esgoto

Cidade por Geovan Petry em 05/08/2022 - 18:11

Mesmo com nova audiência realizada, de forma virtual, na tarde desta sexta-feira (5) que reuniu Supremo Tribunal Federal, Sanepar e Prefeitura, a decisão havia sido tomada em julho. O contrato de concessão está vencido desde 2010.

Não houve entendimento entre Sanepar e Prefeitura de Maringá. A partir de agora o Municipio poderá ser o responsável pelo trabalho de dar aos quase 440 mil habitantes o serviço de água e esgoto.

A briga iniciou em 2009 quando o Ministério Público do Estado entrou com uma ação questionando a validade de um aditivo dado a Companhia de Saneamento do Paraná em 1996 onde acrescentava mais 30 anos ao contrato.

O Município entrou como polo ativo na ação alegando de que o contrato não poderia ser prorrogado sem a abertura de licitação. o MP pediu a nulidade do aditivo em 2010.

Em 2013, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) também considerou o aditivo nulo. Após o caso ser levado para o Superior Tribunal de Justiça (STF), foi apenas neste ano que o recurso foi negado à Sanepar.

Diante da decisão, não haverá mudança na prestação de serviço. A partir de agora, a Prefeitura de Maringá precisa aguardar o trânsito em julgado da ação perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Através de nota a Sanepar afirma que "ainda há recurso pendente de análise pelo ministro Ricardo Lewandowski. Enquanto todo o processo não transitar em julgado, não há nenhuma alteração na relação da prestação de serviços da Sanepar com Maringá"

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade