Maringá está sem vacina de meningite
Divulgação

Em falta

Maringá está sem vacina de meningite

Saúde por Victor Simião em 12/02/2019 - 16:41

A Secretaria da Saúde classifica a situação de desabastecimento e diz que população não precisa entrar em pânico. Um novo carregamento com seis mil unidades chegou nesta terça-feira (12) e deverá ser distribuído nas UBSs na próxima semana. As doses serão divididas com os municípios da 15ª Regional de Saúde.

Em nota, Ministério da Saúde disse que há atraso na distribuição da vacina, mas que o responsável é o laboratório fabricante da dose. E que em 2018 enviou 563,4 mil vacinas contra a meningite ao Paraná. Além disso, o Ministério informou que encaminha doses mensalmente aos estados. Neste ano, foram enviadas 95.920 doses da vacina para abastecer o estado nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, diz a nota. Entretanto, o texto não respondeu ao questionamento da CBN sobre quando irá haver a regularização das entregas.  

A secretaria de Saúde de Maringá está sem doses da vacina Meningocócica C, que protege contra o vírus da meningite C. Oficialmente, o estoque acabou nessa segunda-feira (11). E só deve ser reabastecido na próxima semana. É que um carregamento com vacinas chegou nesta terça-feira (12), com seis mil doses, que vão ser distribuídas pela 15ª Regional de Saúde para 30 municípios da região noroeste.

Em Maringá, a vacinação só ocorre a partir da próxima terça-feira. E só uma parte dessas vacinas fica na cidade.

O assunto meningite voltou ao destaque por conta da morte de uma criança de 1 ano e dois meses na semana passada. A suspeita é que ela estivesse com o vírus. O resultado confirmando a tese deve sair em até duas semanas.

Apesar do desabastecimento, a população não precisa entrar em pânico, diz a coordenadora da sala de vacinas do município, Edelene Gois.

O desasbastecimento não é só local. O Paraná tem recebido menos doses do governo federal, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. Em fevereiro, a Sesa recebeu 58 mil doses da vacina contra a meningite, que começaram a ser distribuídas nesta semana.

No caso da 15ª Regional de Saúde, o último carregamento de vacinas havia chegado em novembro do ano passado. A regional estava desbastecida até essa terça-feira – o que prejudicou 30 municípios da região noroeste.

O caso da criança ainda é uma suspeita. Entretanto, a Saúde confirma agora que uma pessoa morreu na região por causa de meningite. A vítima foi uma mulher que vivia em Astorga. No primeiro momento, a suspeita era de dengue hemorrágica em janeiro deste ano. Mas os exames apontaram meningite, explica a enfermeira da 15ª Regional, Grecy do Amaral.

Em 2018, o Paraná registrou 56 casos de meningite. Oito pessoas morreram. Maringá teve oito casos, mas sem morte.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade