Maringá mantém posição de não aceitar proposta da Sanepar, diz prefeito
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Sanepar

Audiência

Maringá mantém posição de não aceitar proposta da Sanepar, diz prefeito

Cidade por Letícia Tristão em 08/08/2022 - 11:43

 A audiência de conciliação marcada pelo STF foi realizada, mas o município não aceitou a proposta da Sanepar e uma nova licitação deve ser aberta. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) havia marcado uma audiência de conciliação entre a Prefeitura de Maringá e a Sanepar para o dia 5 de agosto. A audiência foi realizada mesmo após o município anunciar no dia 11 de julho que não aceitaria a proposta da empresa de R$ 300 milhões para continuar com a prestação de serviços de água e esgoto na cidade.

De acordo com o prefeito Ulisses Maia, a audiência ocorreu e a prefeitura reiterou a posição. [ouça o áudio acima]

Agora o município aguarda o parecer final do ministro do Supremo Tribunal Federal, enquanto isso a empresa continua prestando o serviço. O município vai abrir uma licitação para contratar uma empresa que assuma o serviço. A empresa pode ser inclusive a própria Sanepar, mas com outro modelo de contrato, diz o prefeito. [ouça o áudio acima]

Por meio de nota, a Sanepar afirmou que “ainda há recurso pendente de análise pelo ministro Ricardo Lewandowski. Enquanto todo o processo não transitar em julgado, não há nenhuma alteração na relação da prestação de serviços da Sanepar com Maringá.”

O contrato da Sanepar foi firmado em 1980 e terminaria em 2010, ou seja, 30 anos. 

Em 1996, a prefeitura firmou com a Sanepar um aditivo ao contrato. Por meio deste aditivo, o contrato seria prorrogado de 2010 a 2040, ou seja, por mais 30 anos.

Mas o Ministério Público ajuizou ação contra esse aditivo porque a Constituição de 1988 determinou que todos os serviços públicos no país devem ser licitados.

O Município entrou como parte no processo. O aditivo foi considerado nulo pela Justiça. 

A Sanepar vem recorrendo desde então e a ação chegou ao STF.

Entre as tratativas judiciais, a Sanepar manteve o fornecimento do serviço até uma decisão do Supremo Tribunal Federal negar um recurso da empresa em fevereiro deste ano.

 Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade