Maringá pode ter lockdown se taxa de positividade aumentar
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

Pandemia

Maringá pode ter lockdown se taxa de positividade aumentar

Saúde por Luciana Peña em 11/05/2020 - 10:38

Este é um dos critérios para a adoção do lockdown, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social durante a pandemia de Covid-19.  Outro critério é a ocupação geral dos leitos de UTI. O gatilho de lockdown está determinado no decreto municipal 637 de 2020, mas sem muitos detalhes. 

No dia 18 de março a Prefeitura de Maringá baixou um decreto determinando o fechamento, dali dois dias, de toda atividade econômica não essencial. Basicamente só poderiam funcionar farmácias e supermercados.

Foi uma medida chamada na época de isolamento social para conter o coronavírus  naquele início da pandemia na cidade.

Mas ainda não era o lockdown, palavra inglesa que significa confinamento, e que é a medida mais radical adotada por governos para que haja distanciamento social. 

O médico infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que no lockdown as pessoas só podem sair às ruas com justificativa e por todo o lugar há barreiras, como as que se veem no norte do país.[ouça no áudio acima]

No decreto 637 de 2020 publicado na última sexta-feira, a Prefeitura de Maringá instituiu um gatilho de lockdown na cidade. O texto é curto e não entra em detalhes.

Mas de acordo com o decreto,  o lockdown ou a paralisação das atividades será acionado pela Secretaria de Saúde de Maringá quando o município estiver em risco em razão da taxa de ocupação geral de leitos de UTI e taxa de positividade de testes realizados pelas unidades sentinelas.

A taxa de ocupação geral de leitos de UTI é divulgada em todo o boletim epidemiológico. Nesse domingo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulta estava em 54,03% e a da UTI para crianças e bebês em 70, 91%. 

Antes da pandemia a taxa de ocupação geral era em média de 90%. Com a ampliação de leitos e suspensão de cirurgias eletivas foi possível reduzir a taxa de ocupação geral.

Dos mais de 300 leitos de UTI,  entre públicos e privados, cinco estavam ocupados por pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença nesse domingo.

É uma situação considerada sob controle.


Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade