Maringá realiza pulverização de fumacê na região noroeste da cidade
Imagem ilustrativa/Foto: Aldemir de Moraes / PMM

Dengue

Maringá realiza pulverização de fumacê na região noroeste da cidade

Saúde por Letícia Tristão em 19/04/2022 - 10:40

A medida é necessária por causa do aumento no número de casos de dengue em Maringá, que soma 510 casos confirmados no período epidemiológico, segundo a Secretaria de Saúde.

O aumento dos casos de dengue é comum nesta época do ano. Chuva e calor dão margem para criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A única forma de combater a dengue é eliminando os mosquitos que carregam o vírus. E Maringá começou esta semana a pulverização veicular do veneno, conhecido como fumacê. Os agentes da dengue já fazem uso desse veneno com a bomba costal na região onde há casos confirmados.

A pulverização está sendo feita nos bairros da região noroeste da cidade, Cidade Universitária (Mandacaru), Vila Vardelina, Jardim São Jorge, Jardim Tropical, Jardim Petrópolis, Conjunto Residencial Planville, Jardim Brasília, Parque das Laranjeiras, Jardim Los Angeles, Jardim Lucianópolis, Vila Santa Isabel, Jardim Paris III, Jardim Paris IV, Jardim Paris V, Jardim Paris VI (antes do Contorno Norte).

De acordo com o gerente de zoonoses, Eduardo Alcântara Ribeiro, essas localidades apresentaram aumento exponencial no número de casos de dengue. Outra ação está sendo a instalação de armadilhas, para monitorar a eficácia do fumacê. [ouça o áudio acima]

Segundo o último boletim, Maringá tem 510 casos confirmados de dengue. Na última semana, foram 80 novos casos. A cidade tem duas mortes por dengue no período epidemiológico. [ouça o áudio acima]

A orientação é que os moradores dos bairros onde está passando o fumacê mantenham portas e janelas abertas. O fumacê não diminui a necessidade de fazer a limpeza dos quintais e retirada de materiais como vasos e pneus, propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade