Maringaense joga na seleção brasileira de handebol há 10 anos
Divulgação

Uma década

Maringaense joga na seleção brasileira de handebol há 10 anos

Esporte por Victor Simião em 01/02/2019 - 19:30

Neste ano, Henrique Teixeira disputou o mundial na Alemanha, em que o Brasil terminou na nona colocação e obteve a melhor posição na história do time. Atualmente, ele atua na Romênia.

O sonho de se tornar atleta levou o maringaense Henrique Teixeira para longe. Bem longe mesmo. Atualmente, o armador central, de 29 anos, vive na Romênia, no centro-sudoeste da Europa, a mais de 10 mil quilômetros do Brasil. Por lá, ele joga no CSM Bukaresti (CSM Bucuresti).

Neste mês, ele disputou o Mundial de Handebol, sediado em dois países: Alemanha e Dinamarca. Jogando pela seleção brasileira há 10 anos, Teixeira participou da conquista histórica do nono lugar em um mundial, a melhor colocação de todos os tempos. Uma experiência incrível, avaliou o atleta.

Henrique é filho de família pioneira em Maringá. Por aqui, começou a jogar na escola, no Colégio Marista. Adolescente, participou do time de handebol da cidade. Depois jogou em São Paulo por anos. Foi para a Espanha e está na Romênia agora. Ele teve de sair daqui para encontrar um nível melhor de esporte, salário e incentivo.

A escolha de viver fora, apesar de dura e muitas vezes difícil, valeu a pena. Nesse ano, no mundial, a seleção brasileira fez bonito. Enfrentou de igual para igual grandes times. Na estreia, perdeu para a bicampeã mundial França e depois para a anfitriã Alemanha. A sequência trouxe vitórias diante da Sérvia, Russa, Coreia, com time unificado, e Islândia. Por conta do regulamento, o time foi eliminado na nona colocação. A forma como o seleção jogou deu orgulho para o atleta.

O foco dele e da seleção agora é o Panamericano, que ocorre em julho, no Peru. O campeão garante uma vaga para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade