Médico emprestado ao IML de Maringá poderá voltar ao SUS
Google Imagens/ Ilustrativa

Previsão

Médico emprestado ao IML de Maringá poderá voltar ao SUS

Saúde por Carina Bernardino em 16/07/2019 - 20:00

É que o Governo fará quase 100 nomeações na próxima semana e, na lista, estão peritos e médicos-legistas. O clínico-geral da prefeitura foi cedido à unidade em abril para ajudar no déficit de profissionais

Há mais de três meses um servidor público da prefeitura reforça o quadro de médicos-legistas do Instituto Médico Legal de Maringá. O clínico-geral da Secretaria de Saúde foi emprestado à unidade para suprir a falta de profissionais. Em abril, dois casos evidenciaram o déficit no IML. Uma família chegou a esperar 24 horas para liberação de um corpo e, em outro caso, a espera ultrapassou 20 horas.

Na época, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná explicou que o IML de Maringá tem quatro médicos-legistas que trabalham em escalas de 24 horas. Mas, que para fechar a carga horária, seriam necessários mais dois profissionais. No mesmo mês, a Sesp disse que abriu um procedimento administrativo para apurar o que ocorreu e punir os responsáveis. No entanto, o procedimento ainda não foi concluído.

Em abril, com o médico emprestado pelo município, a escala de plantão do Instituo Médico Legal foi fechada e o profissional, ainda permanece na unidade. Nesta terça-feira (16), a CBN solicitou ao Governo do Paraná informações sobre a contratação de novos profissionais para o IML de Maringá. A resposta enviada pela Secretaria da Segurança Pública é que está em andamento um concurso da Polícia Científica para reforçar o quadro de servidores de todo o Estado. 

Segundo a nota, a previsão é nomear mais de 90 servidores nos próximos dias, dentre eles peritos e médicos-legistas. Os profissionais vão passar por instrução e deverão iniciar os trabalhos nos próximos meses. Ou seja, a previsão é que pelo menos um profissional venha para a cidade para que o médico da prefeitura volte a atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade