“Memórias do subterrâneo”, de Dostoiévski, é encenada em Maringá
Divulgação

Cultura

“Memórias do subterrâneo”, de Dostoiévski, é encenada em Maringá

Cultura por Victor Simião em 31/08/2018 - 18:22

Produção será montada no sábado (01) e domingo (02). Para ator que faz a encenação, texto faz muito sentido com a sociedade atual. 

Em 1864, o escritor russo Fiódor Dostoiévski publicou Memórias do subterrâneo, traduzido no Brasil como Memórias do Subsolo e Notas do Subsolo. Um texto curto, dividido em duas partes, em que um homem sem nome reflete sobre a própria vida, cheia de amargura e problemas com a sociedade.

Esse texto foi adaptado em 2005 pelo ator e produtor Emerson Rechenberg. Desde 2008 ele encarna o personagem sem nome, um ex-funcionário público. A peça está há 10 anos em cartaz em Curitiba e já rodou o Paraná e São Paulo. Maringá recebe “Memórias do subterrâneo” nesse fim de semana. No sábado e domingo, às 20h, no Teatro Barracão. A entrada custa 20 reais; meia, 10. A realização local é da Trindade Produções.

O monólogo do narrator-personagem é complexo, existencialista. Às vezes dá pena dele, às vezes raiva. E é isso que Rechenberg busca apresentar nos palcos. Para além da atuação, o ator vê que o homem escrito por Dostovski nos dias atuais. Um ser angustiado.

No palco, são poucos recursos. O texto do russo e a interpretação do ator ao longo de 60 minutos devem sustentar o espetáculo. Por esse motivo, Emerson Rechenberg chega às cidades em que se apresenta com pelo menos um dia de antecedência. É necessário concentração para o desafio.

No domingo, Rechenberg ministra uma oficina sobre adaptação do texto literário ao teatro. Será no teatro barracão. Mais informações estão na Fanpage da Secretaria de Cultura de Maringá.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade