Mentira virou mundo paralelo
CBN Maringá

Opinião

Mentira virou mundo paralelo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/01/2023 - 08:23

Há um predomínio crescente da mentira sobre a verdade. Não se pode negar que as pessoas estão construindo mundos paralelos, uma forma de manterem vivas suas ilusões. Pior, tem adeptos, forma tribos e constituem comunidades que se alimentam das mentiras. Algumas delas viram igrejas e se mente também no altar.

A reflexão sobre os fatos está dando lugar à distorção da realidade, coisas bem diferentes. O mentiroso brilha e o denunciante da verdade é ofuscado. Se gosta mais da plástica do que é falado do que do conteúdo. Não por acaso, há uma busca pela beleza permanente.

Vários fatores podem colaborar para entendermos o porquê estamos vivendo o império da falsidade, da mentira, da distorção. Um dos que me preocupa é a formação de uma geração que já é fruto do conhecimento medíocre. A falta de qualidade do ensino nas últimas décadas agora cobra seu preço.

Comprar o enlatado da manchete sem ler o conteúdo da reportagem gera um ignorante premeditado. Estamos mais preocupados em capturar seguidores do que ter pessoas com capacidade de compreensão e mesmo construir um conteúdo qualitativo. A moda agora é ter “like”, visualizações, independente do que se tenha que fazer para isso. Nem que se tenha que mentir.

Tem até deputado que nasceu no Brasil e se elegeu nos Estados Unidos mentindo. Nas redes sociais se constrói e reconstrói as retóricas falas. Se alguém denuncia, acua o mal feitor, você vê o próprio se defendendo e dizendo que está sendo perseguido.

A razão fugiu da mente e deu lugar a ilusão. A ambientação para o consumo rompeu, com seu marketing sedutor, o compromisso com a verdade. Pior, o consumidor passou a acreditar na mensagem publicitária como uma verdade absoluta e a considerar a realidade uma conspiração, uma história inventada, uma ilusão.

Sim, estamos em pleno Século XXI.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade