MP aciona Prefeitura de Maringá para que professores sejam vacinados juntamente com idosos entre 60 e 69 anos
Imagem Ilustrativa | Foto: Jonathan Campos/Arquivo/AEN

Educação

MP aciona Prefeitura de Maringá para que professores sejam vacinados juntamente com idosos entre 60 e 69 anos

Educação por Luciana Peña em 28/04/2021 - 10:00

O objetivo é que a administração cumpra a lei municipal 11.245 de 2021 que trata do assunto. A Prefeitura alega que o cumprimento da lei depende das doses enviadas pelo Governo Federal e repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde. 

O Ministério Público tinha questionado a Prefeitura de Maringá se havia por parte da Secretaria de Educação um plano de retomada das aulas presenciais. E caso não houvesse um plano, seria necessário apresentar um cronograma.

Na semana passada a prefeitura enviou o plano de retomada das aulas presenciais. Um calhamaço de mais de 70 páginas que inclui desde termo de responsabilidade de pais e servidores, ao esquema de marcação para manter distanciamento em sala de aula, refeitórios, o uso de equipamentos de proteção e a desinfecção de ambientes em caso de contaminação. O retorno das aulas será no sistema híbrido, informa a Secretaria de Educação, mas sem data prevista. A Seduc diz que o retorno depende da Secretaria Estadual de Educação.

Mas uma informação incluída no material chamou a atenção do Ministério Público: a lei municipal 11.245 de 2021 que inclui professores na 2ª fase de vacinação contra o coronavírus, juntamente com idosos de 60 a 69 anos.

A Prefeitura informa no ofício enviado ao Ministério Público que a execução da lei depende das doses enviadas pelo Governo Federal e repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Mas para o promotor da 17ª promotoria de Justiça, Adriano Zampieri Calvo, a resposta não é adequada e por isso o Ministério Público impetrou no último dia 22 com um mandado de segurança com pedido liminar em face do prefeito e do secretário municipal de saúde e que tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública.

O mandado de segurança é para que sejam feitas as “alterações que se fizerem necessárias no Plano de Operacionalização da Campanha de Vacinação contra a COVID-19, assegurando que os professores e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados da educação básica sejam contemplados com a vacinação de forma concomitante com os idosos entre 60 (sessenta) e 69 (sessenta e nove)
anos de idade”.

Em relação ao cronograma de retorno às aulas apresentado pela Seduc, o MP faz as seguintes perguntas:

Se a prefeitura já comprou os materiais de proteção dos professores e funcionários das instituições de ensino, como máscaras, face shield e álcool em gel.

Se a prefeitura já adequou instalações como bebedouros e salas de aula.

E se a rede pública está preparada para receber professores, funcionários e alunos, seguindo portarias da Sesa.

O governador disse nessa terça-feira (26) que o Governo do Estado não irá impedir que prefeituras iniciem aulas na rede municipal caso considerem seguro e que na rede estadual é possível o retorno das aulas presenciais em maio, mesmo que os professores ainda não tenham sido imunizados.

A CBN entrou em contato com a prefeitura para comentar o assunto e pediu uma entrevista com a secretária de Educação para saber se a rede municipal em Maringá poderá retomar as atividades presenciais em maio seguindo a previsão do governador Ratinho Júnior.

Atualizado às 11h51: A Prefeitura de Maringá informa que o munícipio já foi notificado. O cumprimento da lei municipal depende do repasse de vacinas do Governo Federal destinadas, especificadamente, para trabalhadores da educação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade