MP deve decidir sobre gastos da saúde na semana que vem
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/MP-PR

Promotoria

MP deve decidir sobre gastos da saúde na semana que vem

Política por Victor Simião em 18/09/2020 - 16:39

A promotoria terminou de ler o relatório feito pela CPI, e agora avalia respostas da Prefeitura de Maringá. A investigação foi aberta para saber se a secretaria paga valores acima de mercado.

A 1ª Promotoria de Justiça do Ministério Público, em Maringá, estipulou como semana que vem o prazo final para decidir sobre a situação dos gastos da saúde. A informação foi apurada pela CBN ao longo desta semana. No início do mês, o promotor Pedro Ivo recebeu o relatório da CPI da Saúde, feito pela Câmara de Vereadores. O documento de 150 páginas apresenta os dados sobre o trabalho dos parlamentares e a conclusão da comissão.

A CPI da Saúde foi criada em junho na Câmara. O motivo foi uma afirmação do secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto. Em maio, ele disse que o município pagava até três vezes mais na compra de medicamentos. Formada por cinco parlamentares, a comissão investigou as compras feitas nos últimos 12 meses na Secretaria de Saúde. Além disso, ouviu o depoimento de cinco pessoas e analisou uma série de documentações.

Em resumo, o grupo considerou a fala de Biatto como algo que não se sustenta. Foi uma expressão errada, como ele próprio afirmou depois. Apesar disso, a CPI apurou que um medicamento comprado pela Secretaria de Saúde, o Metilfenidato Cloridrato, comprimido de 10mg, custou 58% mais do que o valor cotado pela comissão no mercado.

O medicamento, comprado em grande quantidade, entrou numa licitação ampla, com vários outros remédios. Por ele a Secretaria pagou 936 mil reais. Segundo a CPI, 344 mil e 900 reais a mais do que se tivesse adquirido pelo valor cotado pela comissão. Para a CPI a explicação da Secretaria de Saúde é que na compra geral, o município saiu ganhando.

A comissão recomendou que a Prefeitura tomasse alguma medida em relação ao secretário de Saúde, embora não tenha deixado claro o quê. O documento final foi enviado aos órgãos de controle.

Havia a expectativa de algum decisão por parte do Ministério Público ainda para o começo do mês, o que não ocorreu. Por lá, um procedimento chamado notícia de fato foi instaurado em junho. É uma apuração, não uma investigação. O motivo é o mesmo: o de saber se houve gastos a mais na Saúde. O secretário Jair Biatto foi ouvido. A Secretaria de Patrimônio, por sua vez, enviou esclarecimentos por escrito.

As informações que o MP tinha até o momento foram unidas às obtidas pela CPI. A CBN apurou que a promotoria decidiu estender o prazo para decidir sobre porque a Prefeitura de Maringá enviou esclarecimentos sobre a compra que teria gerado gastos acima do preço de mercado. Conforme a informação obtida, o município disse que a comissão não considerou o todo da compra e levou em conta apenas um item - o que dá a entender que houve prejuízo.

A CBN também apurou que é pouco provável que o caso se transforme em um inquérito civil ou criminal.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade