MPPR emite recomendação para que UEM corrija edital de concurso
Imagem Ilustrativa | Foto: ASC/UEM

Reserva de vagas

MPPR emite recomendação para que UEM corrija edital de concurso

Educação por Redação CBN Maringá em 12/01/2024 - 11:02

O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa para que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) retifique editais de concurso público a ser promovido pela instituição, de modo a adequar a reserva de vagas a pessoas com deficiência.

De acordo com a 14ª Promotoria de Justiça de Maringá, que assina a medida extrajudicial, o edital em curso, lançado em setembro de 2023, não deixa claras algumas previsões quanto à reserva legal de vagas a esse segmento, que, de acordo com a legislação estadual, deve ser de no mínimo 5% do total de vagas ofertadas.

O edital prevê “a reserva do percentual de 5% das vagas autorizadas e ofertadas por área de conhecimento (subárea ou matéria) às pessoas com deficiência, quando o quantitativo de vagas assim o permitir”. A previsão em edital, entretanto, na avaliação da Promotoria de Justiça, não esclarece sobre o número de candidatos concorrentes pela reserva de vagas PcD que seriam convocados para cada etapa do concurso.

Encaminhada nessa quinta-feira (11), a medida extrajudicial estabelece o prazo de cinco dias para que o reitor da UEM encaminhe à Promotoria de Justiça informação acerca do acatamento ou não da medida.

Por meio da assessoria de imprensa, a universidade informou que o departamento jurídico da UEM recebeu o documento na noite dessa quinta-feira e ainda está analisando junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH).

Leia nota na íntegra emitida pela UEM:
'A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem a público informar que, no último dia 11 de janeiro, foi comunicada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) sobre a recomendação de retificação de editais de concurso público a serem promovidos pela instituição, de modo a adequar a reserva de vagas a Pessoas com Deficiência (PcD).

Após ser notificada, a Universidade informa que a Procuradoria Jurídica da UEM recebeu o documento no final da tarde de ontem (11) e está analisando a recomendação junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH). Um posicionamento oficial será encaminhado à imprensa assim que o caso for examinado.'

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade