Mulher de 79 anos é encontrada morta dentro de casa
Imagem Ilustrativa/Foto de Cleber França

Idosos

Mulher de 79 anos é encontrada morta dentro de casa

Segurança por Luciana Peña em 14/10/2019 - 11:49

Idosa estava há provavelmente quatro dias morta quando vizinhos acionaram os bombeiros. Com o envelhecimento da população, é preciso refletir sobre as políticas públicas para esta faixa etária. 

Nesse domingo os bombeiros foram acionados para abrir um apartamento no Jardim Guairacá, em Maringá. Os vizinhos estranharam o imóvel fechado durante vários dias.  Os moradores chegaram a usar uma escada para tentar se comunicar com a moradora. Mas aí acionaram os bombeiros que arrombaram a porta do apartamento. Dentro do imóvel encontraram uma mulher de 79 anos morta. Segundo a Polícia Militar, a idosa morreu de causa natural e já estava morta provavelmente há quatro dias quando foi encontrada. A polícia não soube dizer se ela vivia sozinha. Mas o caso chama a atenção para as políticas públicas voltadas aos idosos. Em Maringá, de acordo com a Secretaria de Assistência, os idosos em vulnerabilidade social são acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família. Alguns são encaminhados para Instituições de Longa Permanência para Idosos. Mas os mecanismos de proteção precisam ser aperfeiçoados, principalmente com o processo de envelhecimento da população. Um bom exemplo vem do Japão, o país com mais idosos no mundo. Lá toda a comunidade é responsável pelo idoso diz o médico Jougi Takahashi. 

Na Prefeitura de Maringá existe a gerência da pessoa idosa, ligada à Secretaria de Assistência Social. O telefone da Sasc é o 3221 6400.

Atualizado às 14h15 - para corrigir a informação sobre a escada que na verdade foi usada por moradores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade