Moradora de Cianorte pegou coronavírus em viagem a Dubai
A principal recomendação para as pessoas com sintomas respiratórios é buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde - Foto: Agência Brasil

Casos confirmados

Moradora de Cianorte pegou coronavírus em viagem a Dubai

Saúde por Portal GMC Online em 12/03/2020 - 14:47

Por: Fábio Guillen/Portal GMC Online


A paciente de Cianorte, na região Noroeste do Paraná, que está com coronavírus segue isolada em um hospital da cidade. Ela está bem, segundo os médicos, e se recupera no hospital.

A mulher, de 47 anos, é empresária na cidade e contraiu a doença em Dubai, nos Emirados Árabes, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), nesta quinta-feira, 12. Assim que chegou ao Brasil, a mulher começou a sentir muita febre e procurou ajuda no hospital.

A Secretaria de Saúde de Cianorte está monitorando algumas pessoas que tiveram contato com a empresária. Até o momento ninguém apresentou sintomas da doença. Outras pessoas da cidade viajaram com a paciente para Dubai e todos estão sendo acompanhadas.

Ainda segundo a Sesa, não há circulação do vírus até o momento no Estado porque todos os seis pacientes confirmados acabaram de chegar de viagens internacionais e contraíram a doença fora do Brasil.

No Paraná, seis casos de coronavírus foram confirmados pela Sesa nesta quinta-feira, 12.

 

Recomendações das autoridades de saúde

A principal recomendação para as pessoas com sintomas respiratórios é buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde.

“Os profissionais que atuam nesta linha de frente estão preparados para receber este paciente, passar as orientações, fazer o diagnóstico inicial e o encaminhamento para exames laboratoriais”, informou o secretário da Saúde Beto Preto.

É recomendado evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, além das demais medidas já divulgadas, como a higienização das mãos, cobrir o nariz ao espirrar e tossir e usar lenços descartáveis. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença. Veja infográfico abaixo.

 

Mais informações

Quem tiver dúvidas referentes ao coronavírus pode entrar em contato com a Ouvidoria dos SUS (0800 644 4414). Os profissionais da área de saúde devem ligar para (41) 99117-3500, número exclusivo para esse público.

Imagens: Sesa

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade