“Não é disputa política”, diz chefe de Gabinete sobre ação contra Estado
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Mais vacinas

“Não é disputa política”, diz chefe de Gabinete sobre ação contra Estado

Cidade por Luciana Peña em 09/08/2021 - 12:08

A Prefeitura de Maringá preparou uma petição contra o Estado do Paraná para obrigar a Secretaria de Saúde a enviar mais doses de vacinas contra a Covid-19. Desde junho Maringá vem recebendo em torno de 30% das doses enviadas à 15ª Regional de Saúde, mas tem 50% da população da região.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9), o procurador-geral do Município de Maringá e o secretário-chefe de Gabinete apresentaram a petição que será impetrada na Justiça contra o Estado do Paraná.

É uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer com pedido de tutela de urgência. A prefeitura quer que a Secretaria Estadual de Saúde volte a destinar 50% das doses enviadas para a 15ª Regional de Saúde a Maringá, uma vez que aqui está 50% da população da região.

No fim de semana, o prefeito Ulisses Maia se queixou nas redes sociais de um boicote por parte da Sesa, justamente depois que Maringá começou a se destacar na vacinação de 1ª dose.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Paraná disse que o importante é vacinar todos os paranaenses.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Domingos Trevizan, disse que não é uma disputa política. [ouça o áudio acima]

A Vara da Fazenda Pública, que vai apreciar a ação, pode se manifestar em até 72 horas. A tutela de urgência é um dispositivo para que haja uma decisão antes da apreciação do mérito da ação pelo juízo. Na ação o município não pede doses retroativas, apenas que a distribuição dos próximos lotes seja na proporção da população. A Sesa informou que o secretário Beto Preto vai se pronunciar sobre o assunto nesta tarde após reunião do secretariado.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade