Não existe milagres nas contas públicas
CBN Maringá

Opinião

Não existe milagres nas contas públicas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 31/05/2023 - 08:00

Você já deve ter ouvido falar do ditado “Aqui se faz, aqui se paga.”, fazendo referência aos erros que cometemos e que geram consequências danosas.

Os governos estaduais estão sofrendo agora com as perdas de arrecadação por cauda das benesses feitas as vésperas das eleições presidenciais no ano passado. No caso, estamos falando da redução do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A redução da alíquota sobre combustíveis e energia elétrica agradou o contribuinte, fez a felicidade da população, mas agora apresenta a fatura e pode significar cortes em investimentos.

A perda foi de R$ 2,2 bilhões, em comparação com o que foi arrecadado no ano passado.

Os dados foram apresentados pelo secretário da Fazendo do Paraná, Rene Garcia Júnior, durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná.

Seria importante que as pessoas tivessem noção de que qualquer benefício tem seu preço, de que não existe almoço grátis quando se fala de recursos, finanças. Não se faz milagre na gestão pública, apenas os representantes fazem promessas e a realização de algumas delas tem seu preço.

Se entendêssemos melhor as consequências, os desdobramentos de nossos atos, seria mais cauteloso em relação as atitudes nossas e aquelas que apoiamos. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade