Natal Encantado motiva campanha contra vandalismo
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Natal Encantado motiva campanha contra vandalismo

O Assunto é Política por Diniz Neto em 13/11/2018 - 09:51

NATAL ENCANTADO

Começa nesta quinta-feira, dia 15, daqui dois dias, o Natal Encantado de Maringá.

A abertura será com um show de Renato Teixeira, à noite, na praça da Catedral.

A praça e as suas imediações concentrarão grande parte da decoração, das atrações e eventos.

O objetivo do Natal deste ano, além do espetáculo e da beleza para os moradores, é a atração de turistas.

Como política pública, pretende também, fomentar o comércio e serviços, com retorno em arrecadação.

Os preparativos estão intensos e muita coisa já está montada.

E aí surge o inusitado: vandalismo.

Parte da decoração que já estava montada foi quebrada. Por incrível que pareça.

A Prefeitura lançou uma campanha em que pede para a população ajudar, informando a Guarda Municipal pelo telefone 153 sobre depredações e atos de vandalismo.

 

ELEIÇÕES 2020

Em Maringá há um acirramento, nos bastidores, das eleições municipais.

Quando terminam as eleições estaduais e para presidente é normal que o próximo passo e objetivo seja a eleição seguinte. No entanto, há ações e decisões acontecendo, algumas delas não muito republicanas.

Faltam muitos dias para a eleição municipal. Precisamente 691 dias.

1 anos, 10 meses, e 20 dias.

É certo que as campanhas sejam organizadas com antecedência.

Os partidos terão um desafio a mais, não haverá coligações para vereador. As chapas terão que ser fortes para garantir a eleição de pelo menos um dos seus membros.

No entanto, durante todo este tempo, a prioridade deve ser a cidade e a sua população. Este deve ser o foco dos agentes públicos e políticos.

Me preocupa particularmente o acirramento de agressividade. Uma boa dose de paz nunca fez mal para ninguém, muito menos para uma cidade linda e acolhedora como Maringá.

 

O RECADO DAS URNAS

É preciso entender e aceitar o recado das urnas, disse o deputado federal Ricardo Barros. Ele tem se posicionado em relação a Reforma da Previdência e destacado a necessidade da votação ocorra antes do final deste ano.

Em entrevistas e na rede social, Barros disse que há de fato resistência dos partidos para que não aconteça a votação neste momento. Segundo ele, possivelmente, o presidente Bolsonaro tenha que negociar com o Congresso e destacou em uma postagem: “Bolsonaro deverá trazer os partidos para a nova política, senão os partidos o levarão para a velha política”.

Barros lembrou que, “quanto mais o tempo passa, mais difícil a aprovação e mais o Governo terá que fazer um esforço de convencimento dos partidos. É preciso entender e aceitar o recado das urnas”.

 

SAÚDE PRORROGA VALIDADE DE CONCURSO REALIZADO EM 2016

O concurso realizado em 2016 para preenchimento de vagas do quadro próprio de servidores da Secretaria de Estado da Saúde teve sua validade prorrogada por mais dois anos a partir de 15 de dezembro de 2018. A resolução que determina a prorrogação já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

No edital do concurso havia previsão de abertura de 969 vagas distribuídas em cargos de nível superior, técnico e médio. Até agora, 897 candidatos foram convocados para avaliação médica e 760 nomeados para atuar na sede da secretaria, regionais de saúde, hospitais próprios do Estado e demais unidades da rede.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, com a prorrogação do concurso haverá mais tempo para que os candidatos aprovados possam ser convocados, possibilitando melhor aproveitamento do certame.

 

HORA ATIVIDADE EM LOCAL DE LIVRE ESCOLHA

A governadora Cida Borghetti enviou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa uma proposta de alteração na Lei Complementar 103/2004 que dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná que regulamenta o cumprimento das horas atividade, período em que os professores estudam e elaboram as avaliações e o planejamento das aulas.

Atualmente um professor com padrão de 20 horas tem que cumprir 15 aulas de 50 minutos na escola, nove horas de atividades de 50 minutos sendo cinco de comprimento obrigatório na escola e outras quatro em local de livre escolha.

A proposta do Governo do Estado permite que os profissionais utilizem as nove horas destinadas aos estudos e planejamento pedagógico em local de livre escolha.

 

SESSÃO DE HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL

Na sessão de hoje, na Câmara Municipal, estão na pauta oito projetos de lei. Dois são do Executivo.

Um dos projetos do Executivo altera a Norma Regulamentadora Municipal relativa aos parâmetros urbanísticos e exigências quanto às calçadas.

Um outro projeto na área urbanística é do vereador Sidnei Telles, altera altera a alínea “c” do inciso III do art. 12 da lei complementar n. 888/2011, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de Maringá.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade