No 1º dia, mais de 150 pessoas são vacinadas em Maringá; imunização segue nesta quarta-feira
Foto: Mileny Melo/Prefeitura de Maringá

Covid-19

No 1º dia, mais de 150 pessoas são vacinadas em Maringá; imunização segue nesta quarta-feira

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 20/01/2021 - 09:29

Maringá teve 155 pessoas vacinadas contra a covid-19 no primeiro dia de imunização na cidade. As mais de seis mil doses chegaram ao município por volta das 13h desta terça-feira (19), e, em cortejo, as vacinas foram levadas ao Hospital Municipal, onde se iniciou a vacinação de profissionais de saúde. Nesta quarta-feira (20), a expectativa é que outros maringaenses sejam imunizados. 

As primeiras cinco doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foram aplicadas em trabalhadores da linha de frente no combate ao coronavírus na cidade. Em seguida, equipes foram até o Lar dos Velhinhos e mais duas pessoas foram vacinadas: Olivia da Silva Godoi, de 82 anos, e Noel Albino de Souza, de 70 anos. 

Com o fim da cerimônia no Hospital Municipal, outros profissionais de saúde do local receberam a primeira dose da vacina. 

A imunização em Maringá continua nesta quarta-feira. Segundo a Prefeitura Municipal, às 9h, servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte recebem o imunizante. Em seguida, às 10h, é a vez dos profissionais selecionados do Hospital Universitário (HU) e, por fim, será iniciada a vacinação na Santa Casa de Maringá, às 11h. 

Conforme cronograma estipulado pela prefeitura, nesta primeira etapa da imunização, 5.185 pessoas receberão a vacina em Maringá. Trata-se de profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência.

“Não vai faltar vacina para os profissionais de saúde. Vocês são o início da imunização para chegarmos ao fim da pandemia”, garantiu o chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim. 

Plano de vacinação

O Plano de Vacinação da Secretaria de Saúde de Maringá segue o documento elaborado pelo Governo Federal e será dividido em 5 fases. A primeira é destinada para os trabalhadores da saúde, moradores e trabalhadores de asilos, totalizando 17.570 pessoas e 35.140 doses. Na segunda fase, pessoas maiores de 60 anos serão vacinadas, o que corresponde 57.409 pessoas e 114.818 doses.

A terceira fase é destinada para pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade grau 3 e síndrome de down. A população estimada é de 12.129 pessoas e 24.258 doses.

A quarta fase será para pessoas em situação de rua, serviço funerário, trabalhadores de força de segurança e salvamento, trabalhadores educacionais e da assistência social , trabalhadores do transporte coletivo/aéreo/ferroviário/caminhoneiros, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. São 12.129 pessoas estimadas e 24.258 doses.

A última fase é para pessoas menores de 60 anos, o que corresponde a 217.695 pessoas e 435.390 doses. 

Acesse o GMC Online.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade