No Paraná, mais de 22 mil motoristas já renovaram a CNH de forma gratuita e automática
Imagem Ilustrativa | Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

Benefício

No Paraná, mais de 22 mil motoristas já renovaram a CNH de forma gratuita e automática

Paraná por Letícia Tristão em 13/01/2026 - 09:35

Trata-se de uma medida do Ministério dos Transportes que prevê a renovação da CNH dos bons motoristas de forma automática, digital e gratuita, sem necessidade de exames ou de visitas presenciais aos Detrans. O benefício se aplica a condutores de até 70 anos.

Começou a valer em dezembro do ano passado o benefício de renovação automática e gratuita para condutores de todo o país. A iniciativa beneficia motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Para esse público, a renovação ocorre de forma totalmente automática, sem necessidade de exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.

O Detran do Paraná concluiu, nessa segunda-feira, a integração com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito, que criou o Registro Nacional Positivo de Condutores e o selo Bom Condutor.

O selo é obrigatório para ter acesso ao benefício. Com o selo Bom Condutor, motoristas de até 70 anos podem renovar a CNH de forma automática, sem agendamento, sem exames e sem pagamento de taxas. Para ter o selo, é preciso aderir ao Cadastro Positivo pelo aplicativo CNH do Brasil. Condutores entre 50 e 70 anos têm direito a apenas uma renovação automática. Já quem tem mais de 70 anos, ou precisa renovar em prazo menor por orientação médica, segue com o procedimento tradicional, com exame médico.

Em um mês, mais de 22 mil motoristas já fizeram essa renovação da CNH. Entre eles, mais de mil condutores usam a CNH para atividade remunerada. Outros 4,1 mil motoristas fizeram a conversão da CNH provisória para a definitiva, como explica o presidente do Detran do Paraná, Santin Roveda. [ouça o áudio acima]

A mudança também vale para quem tem CNH provisória e faz parte das novas regras do processo de habilitação definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Como a norma entrou em vigor em dez de dezembro, quem já tinha iniciado a renovação e pago taxas pode pedir a devolução dos valores no site do Detran do Paraná.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade