Novembro Roxo alerta para riscos do parto prematuro
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Saúde materna

Novembro Roxo alerta para riscos do parto prematuro

Saúde por Brenda Caramaschi em 18/11/2025 - 10:00

O Brasil tem um número de nascimentos prematuros de bebês acima da média global, acendendo um alerta para a necessidade de cuidados pré-natais para identificar doenças que podem trazer consequências graves para os recém-nascidos. O nascimento prematuro de bebês pode trazer consequências graves e médicos alertam para a necessidade do acompanhamento pré-natal.

A prematuridade está associada a uma série de complicações, que envolvem problemas imunológicos, respiratórios, cardíacos, intestinais e neurológicos. Buscando conscientizar sobre as causas e consequências da prematuridade e da importância do acompanhamento médico correto durante a gradidez, no mês de novembro é promovida a campanha Novembro Roxo, o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

O neurocirurgião pediátrico Alexandre Canheu, pioneiro na implantação do Protocolo das Hemorragias da Prematuridade, destaca que todas as mulheres gestantes precisam ter acompanhamento adequado de pré-natal para diminuir as chances de parto prematuro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade