Novo decreto libera eventos com até 100 pessoas
Foto: arquivo/PMM/Divulgação

Coronavírus

Novo decreto libera eventos com até 100 pessoas

Economia por Lethícia Conegero/GMC Online em 15/09/2020 - 19:50

Em novo decreto publicado na noite desta terça-feira (15), a Prefeitura de Maringá liberou a realização de eventos com até 100 pessoas, autorizou a prática de esportes coletivos, entre outras medidas. Confira as regras do decreto nº 1360/2020.

Eventos

A partir do dia 28 deste mês, eventos, reuniões, celebrações e comemorações poderão ser realizados com até 100 pessoas. Anteriormente, apenas eventos com até 30 pessoas estavam liberados. O novo decreto prevê que a duração dos eventos será de, no máximo, seis horas consecutivas, de segunda-feira a domingo, das 8h às 23h, com as seguintes regras: Uso obrigatório de máscara a todos os participantes; Os participantes deverão permanecer sentados, evitando circular entre as mesas, salvo para uso dos sanitários; Serviço de refeição em buffet somente em porções individuais (à francesa ou inglesa), ficando vedado buffet livre; Fica permitida música ao vivo e vedada a utilização de pista de dança; Deve-se organizar fila nas entradas e saídas com distanciamento de dois metros entre cada pessoa;

Em festas infantis, ficam vedadas atividades que gerem contato físico e utilização de brinquedos sem possibilidade de higienização a cada uso; Manutenção mínima de dois metros entre as mesas, e no máximo seis pessoas por mesa; Recomenda-se a não participação de crianças menores de 12 anos e de pessoas do grupo de risco e com idade igual ou superior a 60 anos;

Disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e nas áreas comuns (recepção, balcões, mesas, entradas e saídas de banheiros, etc.); Deve ser medida temperatura dos participantes e funcionários do estabelecimento. Pessoas com temperatura corporal maior que 37,5 C° ou com sintomas gripais não podem participar dos eventos;

Eventos ao ar livre devem respeitar uso obrigatório de máscaras, além do distanciamento social dois metros. Todos os eventos com mais de 50 pessoas devem ser submetidos à aprovação da Secretaria Municipal de Saúde, recebendo a devolutiva da mesma em 72 horas.

Em reunião realizada em agosto, na Prefeitura de Maringá, o comitê com representantes do setor de eventos na cidade solicitou a liberação de reuniões com até 200 pessoas.

Esportes coletivos

A partir do dia 1º de outubro, os esportes coletivos ficam autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 6h às 22h, respeitando os seguintes protocolos: Permitida a presença apenas dos jogadores, sem plateia. Todos os participantes devem usar máscara durante os preparativos, retirando apenas quando estiverem jogando; Todas de aquecimento e confraternizações entre os jogadores estão proibidas; Uso de churrasqueira para confraternizações está proibido;Proibido o uso de vestiários; O agendamento dos jogos deve ser feito por meio eletrônico ou telefone; Deve ser medida temperatura dos participantes e funcionários do estabelecimento. Pessoas com temperatura corporal maior que 37,5 C° ou com sintomas gripais não podem participar das partidas; Deve ser feita a higienização das bolas, quadras e equipamentos entre uma partida e outra.

Clubes

Também a partir de 1º de outubro, os clubes sociais e associações recreativas ficam autorizados a liberar as áreas de prática de esportes coletivos, devendo ser precedida de consulta aos sócios, conforme normas estabelecidas nos regramentos internos. As piscinas dos clubes e associações recreativas devem ser utilizadas somente para prática de esporte/treinamento, sendo proibido o uso para lazer. Além disso, bares, lanchonetes, restaurantes, churrasqueiras, saunas e demais áreas de lazer dos clubes e associações seguem fechados, conforme o novo decreto.

Oficinas mecânicas

Oficinas mecânicas, autoelétricas e demais serviços de reparo de autos e afins poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Serviços considerados de emergência poderão funcionar sem restrição de horário.

Consultórios

Pelo novo decreto, consultórios e clínicas médicas podem funcionar sem restrição de horário.

Serviços de alimentação

Bares, restaurantes e serviços de alimentação em geral poderão funcionar diariamente para atendimento presencial até às 23h. Os serviços de delivery ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, até meia noite.

Academias

Fica autorizado o funcionamento das academias de ginástica de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados das 6h às 18h. Anteriormente, esses estabelecimentos estavam autorizados a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Toque de recolher

Pelo novo decreto, o toque de recolher passa a vigorar da 00h às 5h. Antes, era das 23h às 5h. 

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade