Novo foco de incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Altônia

Novo foco de incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande

Paraná por Luciana Peña em 10/09/2021 - 09:43

Moradores da região registram a morte de pássaros intoxicados pela fumaça e a fuga de animais. Muitas vezes o  fogo começa em fins de semana e feriados, provocado pela ação humana. Enquanto falta conscientização, exemplos de ‘conversão agroecológica’ são uma esperança para o futuro.

No final de agosto, depois de muito esforço, brigadistas conseguiram controlar um incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, no município de Guaíra.

Na última terça-feira (7), feriado, um novo foco teve início. Desta vez na cidade de Altônia.

O biólogo Erick Caldas Xavier, proprietário de um sítio na região, diz que é possível ver as chamas de longe. Os moradores também estão registrando a fuga desesperada de animais e a morte de pássaros, provavelmente intoxicados pela fumaça. [ouça o áudio acima]

A biodiversidade ameaçada pelos constantes incêndios pode encontrar refúgio em experiências que unem o conceito de preservação da natureza à economia.

No sítio de Erick, ele e a família estão desenvolvendo o que se chama de conversão agroecológica. Uma área de um hectare de pastagem degradada deu lugar ao plantio de café e floresta.

Algumas espécies de árvores ainda são pequenas, mas as maiores já atraem pássaros, como o periquito rei. [ouça o áudio acima]

Tem previsão de chuva para Altônia nesta sexta-feira (10). A CBN entrou em contato com o Coripa, consórcio intermunicipal que presta apoio na conservação do Parque Nacional de Ilha Grande e aguarda um retorno.

 Atualizado às 11h12- Coripa diz que controle do fogo está difícil.  

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade