Número de habilitações suspensas aumenta quase 65% em Maringá
Carina Bernardino/CBN

Imprudência

Número de habilitações suspensas aumenta quase 65% em Maringá

Trânsito por Carina Bernardino em 14/10/2019 - 19:30

Até setembro, 9.118 motoristas atingiram os 20 pontos da CNH. No período, 257 documentos foram cassados

Não precisa ser motorista para perceber as ‘barbeiragens’ no trânsito maringaense. O ciclista Mateus Arruda presencia diariamente uma delas: o avanço de sinal vermelho. 

Mas não é somente este tipo de imprudência que ocorre nas ruas e avenidas de Maringá. Tem ainda o excesso de velocidade, o uso de celular ao volante e por aí vai…

A realidade é que as atitudes dos motoristas resultaram em muitas multas este ano e, consequentemente, em milhares de habilitações suspensas. De acordo com o Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), o número de CNHs suspensas aumentou quase 65% de janeiro a setembro. Os dados foram repassados com exclusividade para a CBN. Foram 5.522 suspensões em 2018 contra 9.118 no mesmo período deste ano. O taxista José Antônio, que trabalha há 30 anos como motorista, sente falta das blitz de trânsito.

Além das habilitações suspensas, 257 motoristas tiveram as CNHs cassadas em 2019 na cidade por cometer graves imprudências. Mas se comparado a 2018, houve queda de quase 10% nos registros. É que no ano passado foram cassadas 283 habilitações em Maringá, segundo o Detran. A bancária Fabíola Melo já teve a carteira suspensa por não pagar as notificações do Estacionamento Rotativo no prazo de dez dias. Os autos viraram multas ao mesmo tempo e ela atingiu os 20 pontos da CNH. Ela compartilha o transtorno enfrentado para ter a carteira de habilitação de volta, além do gasto com o pagamento das multas e com o curso de reciclagem.

A CBN solicitou ao Detran quais infrações geraram a suspensão e cassação das habilitações no município, mas o órgão informou não ser possível levantar essas informações. Porém, no Paraná as principais multas que levam os motoristas a chegar aos 20 pontos são: excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho e uso de celular ao volante.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade