O meio de comunicação mais confiável quando o assunto é informação
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Rádio

O meio de comunicação mais confiável quando o assunto é informação

País por Redação CBN Maringá em 20/03/2019 - 15:02

Essa é opinião dos entrevistados na pesquisa XP/Ipespe, que entre os dias 11 e 13 deste mês ouviu mil pessoas. Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados: “entre os meios de comunicação apresentados, em qual as informações e notícias veiculadas são, na sua maioria, verdadeiras ou falsas?. 64% dos entrevistados responderam que as transmitidas pelo rádio são verdadeiras.

Depois do rádio vem a televisão e o jornal impresso, ambos com 61% de credibilidade. Em tempos de fake news, a pesquisa é alentadora. Os veículos de comunicação convencionais publicam notícias que são conferidas com profundidade por uma equipe de profissionais. Buscar informação nas redes sociais, onde notíciais falsas se propagam com facilidade, é temeroso.  A pesquisa da XP/Ipespe revela que os entrevistados têm consciência disso.

O Facebook, o WhatsApp e o Twitter são os meios menos confiáveis, segundo os entrevistados. 70% deles consideram que as informações no Facebook são falsas. 72% duvidam do que recebem pelo Whatsapp e 52% dos entrevistados pensam o mesmo do Twitter. No caso do rádio, apenas 19% dos entrevistados disseram não confiar nas informações. Foi o menor percentual entre todos os veículos apresentados. Além de confiável, o rádio é rápido e acompanha o ouvinte onde ele estiver.  E o mercado, de olho nas tendências de consumo, investe em produtos para os ouvintes de rádio. A JBL, popular marca de caixas de som portáteis, lançou, no Brasil, o JBL Tuner FM. O modelo chega acompanhado de rádio FM e Bluetooh. Além de um design compacto, o equipamento conta com uma bateria recarregável, que permite até oito horas de reprodução. Ele também dispõe de uma tela de rolagem de fácil visualização, com LCD e iluminação de fundo, e cinco botões predefinidos diretos de FM. O objetivo é que o usuário possa sintonizar rapidamente suas estações favoritas. A margem de erro da pesquisa XP/Ipespe é de 3,2 pontos percentuais.

Fonte: XPInvestimentos/Reprodução
Fonte: XPInvestimentos/Reprodução

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade