O mundo é digital, mas real
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

O mundo é digital, mas real

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 08/11/2019 - 09:42

Como toda e qualquer civilização nós temos nossos meios, instrumentos de trabalho, nossas extensões. Os utensílios domésticos, nos vestimentas, nossos meios de locomoção e nossa alimentação. Os objetos construídos pelos grupos humanos ficam como se fossem uma parte de sua identidade humana.

Na civilização atual a tecnologia da informação tem se transformado na construtora de ferramentas para a manutenção de nossa civilização. Ela escreve na atualidade o caminho das ferramentas fundamentais para a sobrevivência diária da espécie humana.

Já fui um cético em relação ao mundo digital, ao uso dos meios de comunicação da rede mundial de computadores. A internet e seu número imenso de ferramentas e meios já foi considerada a condição do afastamento dos seres humanos. Quantas discussões sobre os males das redes sociais ou das ferramentas de comunicação que o mundo digital oferece.

O problema nunca este nos meios. Eles podem apenas abrir possibilidades para os seres humanos. Em sua maior parte garante a condição de estamos superando os limites que o ambiente ou a vida em sociedade oferece. Somos diferentes por saber criar, inovar e nos refazer. Os meios tecnológicos são um resultado disso.

As cidades vão mudar com o futuro. Elas serão cada vez mais funcionais. Contudo, não serão para todos. As cidades chamadas de inteligentes irão permitir ao indivíduo se locomover de forma ágil, mas ter tudo mais próximo. A interatividade com as coisas, com as outras pessoas, com o poder público e com tudo o que lhe interessar. 

Teremos a condição de fazer mais com menos e a tecnologia vai nos permitir isso. Cidades com mais compartilhamentos, menos carros, vivendo bem com menos espaço privado e mais espaço público. Passaremos o tempo acompanhado por outras pessoas reais e virtuais. Não seremos melhores nem piores que nossos pais, apenas pessoas de seu tempo.



Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade