O outro lado
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Arquivo/CBN)

O Assunto é Política

O outro lado

O Assunto é Política por Diniz Neto em 23/08/2019 - 10:07

22 de agosto, quinta-feira. Faltam 130 dias para o fim do ano.

Dia Internacional de Combate a Injustiça.

Dia do Internauta.

Quantos internautas somos hoje no Brasil? Em um ano 10 milhões de pessoas se integraram à internet, no Brasil. Hoje somos mais de 130 milhões de internautas no Brasis, ou seja, cerca de 70% da população, segundo o IBGE.

75% dos domicílios brasileiros tem acesso à internet. 
A principal finalidade de acesso é enviar mensagens por aplicativos diferentes de e-mail, ou seja, redes sociais.
A área rural do país chegou a 41% dos domicílios, nas cidades a 80%.
O celular continua sendo o principal dispositivo para usar a internet, responsável por 98% dos acessos.
O número de domicílios que acessam a internet pela TV subiu para 16%.
O número de casas com computador e tablets continua caindo.


Assuntos na coluna de hoje: 
- OUVINTE E INTERNAUTAS, OS MAIS IMPORTANTES 
- 33 SENADORES CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
- FAKE NEWS
- DICAS PARA IDENTIFICAR E EVITAR FAKE NEWS
 
- PROJETO SOBRE HABITAÇÃO FOI RETIRADO POR UMA SESSÃO 
- ESTUDO MOSTRA BENEFÍCIOS A CURTO E LONGO PRAZO COM O VOE PARANÁ

OUVINTE E INTERNAUTAS, OS MAIS IMPORTANTES
A única razão importante para estarmos aqui na CBN são nossos ouvintes e internautas. Sem vocês não teria sentido estamos aqui.
Ontem recebi mensagens sobre o comentário. Todas as mensagens que recebo dos ouvintes e internautas são a prova de o dia valeu a pena, que estamos no debate, que existe convergência e também espaço para o contraditório.
A todos que ouvem pela rádio, no radinho, no carro, no celular, no computador, que leem a coluna no site da CBN Maringá ou no portal GMC, na Coluna Zona Livre, o abraço e o agradecimento.


O OUTRO LADO: 33 SENADORES CONTRA A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

Trinta e três senadores assinaram um manifesto pelo veto total ao projeto de lei do abuso de autoridade. 
A proposta da lei é punir servidores públicos que agirem com a intenção de prejudicar alguém. 
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) diz que o projeto aprovado pela Câmara compromete o combate à corrupção. Ele fez diversos pronunciamentos públicos onde foi radicalmente contra a lei e falou em nome dos demais 32 senadores que pediram voto total da lei ao presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 5 de setembro para se manifestar.


FAKE NEWS 

O volume de notícias falsas cresce a cada dia. Os conselhos com relação a elas pouco adiantam. Normalmente elas parecem reais e interessantes, muitas são bem organizadas, com fotos e argumentos que fazem sentido. No entanto estão a serviço de gente brincando, passando trote ou, o que é bem pior, auxiliando interesses de gente mal-intencionada.
Difícil saber as reais motivações das notícias falsas, que se espalham nas mensagens de WhatsApp, nos grupos, redes sociais e outros espaços.
Os prejuízos que elas causam são incalculáveis, expondo reputações de pessoas, empresas, organizações, governos e instituições.
Impressionante: Um estudo divulgado pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford concluiu que as fake news possuem um volume de compartilhamento até quatro vezes maior do que notícias e informações reais. A pesquisa, que analisou aproximadamente 580 mil postagens noticiosas em redes sociais e em sete idiomas, tomou como base eleições do Parlamento Europeu.
Segundo a Oxford, conteúdos falsos (que a instituição rotulou de “ideologicamente extremos, enganosas e informações com fatos incorretos”) e junk news (como os europeus referem-se a notícias falsas) são do tipo que encorajam a fobia em relação a temas voláteis, como religião e imigração.


DICAS PARA IDENTIFICAR E EVITAR FAKE NEWS

O Conselho Nacional de Justiça publicou em sua página no Facebook uma série de dicas para evitar que boatos se espalhem. São elas:
- Sempre ler a notícia inteira.
- Checar quem publicou a matéria.
- Conferir a data da publicação.
- Pesquisar a mesma informação em outras fontes.
- Não acreditar em tudo o que está na rede (internet).
- Desconfiar de notícias que tenham muitos adjetivos.
- Veja se há erros gramaticais (alguns são grosseiros).
- Não confie em links compartilhados por amigos e familiares – cheque!
É fundamental checar a veracidade das informações para não correr o risco de contribuir com a propagação de mentiras e boatos.


PROJETO SOBRE HABITAÇÃO FOI RETIRADO POR UMA SESSÃO

Os vereadores retiraram de pauta, por uma sessão, o Projeto de Lei 15290/2019, de autoria do Poder Executivo, que estabelece critérios para seleção de inscritos no Cadastro Municipal de Habitação para moradias de interesse social.
O projeto ganhou uma emenda modificativa do vereador Onivaldo Barris, que percebeu um erro no item III do artigo 2º. A lei cita a conformidade com a Lei Municipal 7.248/2006, que na verdade está revogada.
A Lei 7.248/2006 foi revogada pela Lei n. 10.732/2018, de autoria do vereador Onivaldo Barris, propondo a criação do Programa de Residências Inclusivas para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos.
O projeto voltará à pauta na sessão da próxima terça-feira, 27 de agosto.


ESTUDO MOSTRA BENEFÍCIOS DO VOE PARANÁ 

A política de redução fiscal para o setor de aviação comercial implantada com o programa Voe Paraná trará efeitos positivos para o estado, a curto e longo prazo. É o que mostra uma projeção feita pelo economista João Ricardo Tonin, do gabinete do deputado estadual Homero Marchese (PROS).
O estudo Programa Voe Paraná: Simulação de Impactos Paraná revela que, de maneira geral, os estados que implementarem políticas de isenção fiscal para o querosene de aviação (QAV) obtêm efeitos positivos para indicadores como exportação, importação, PIB, investimento, emprego, e consumo das famílias e investimento do governo.
De acordo com o deputado, o programa, do modo que está construído, garantindo subsídios fiscais em troca da expansão da malha área é positivo.  
Para o economista João Ricardo Tonin, autor da projeção, os benefícios tendem a atingir em especial os estados que adotarem isenções fiscais antes, aqueles que se posicionarem primeiro.
De acordo com o economista, pelo tamanho da sua infraestrutura aérea e por já ter operacionalizado o programa Stop Over, o estado de São Paulo tende a concentrar a maioria dos benefícios de isenção.
O estudo também aponta que a ampliação de uma tributação homogênea na aviação comercial do Sul e do Sudeste pode diluir os efeitos benéficos das medidas entre os diferentes estados. Neste caso, haverá ganho em alguns pontos e perda em outros. Mesmo nesse cenário, o quadro aponta ser favorável ao Paraná, avalia o economista.
A equipe técnica do deputado Homero Marchese já havia mostrado, em um estudo divulgado em abril, que entre 2014 e 2018 o Paraná teve queda no número de decolagens e aumento do preço da média da passagem, como consequência da elevação do ICMS cobrado sobre o QAV. No período o percentual cobrado chegou a 18%.

O estudo auxiliou o governo a formular o programa Voe Paraná, que reduz a alíquota de ICMS para até 7%, tendo como contrapartida a operacionalização de novas linhas regionais no estado. Segundo Homero “a aviação regional tem uma importância muito grande para o desenvolvimento econômico e social do estado e por esse motivo vamos continuar atentos para essa pauta”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade