Olimpíada de Matemática organizada pela UEM é cancelada
Imagem Ilustrativa: www.easyweddings.com.au

Não Mais

Olimpíada de Matemática organizada pela UEM é cancelada

Educação por Victor Simião em 06/09/2019 - 18:31

A organização justificou decisão devido à falta de Tide para os professores temporários. Seria a sexta edição do evento, que mobiliza 1.500 estudantes.

A Olimpíada de Matemática de Maringá e Região, organizada pelo departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, foi cancelada. A prova deste ano ocorreria em outubro. O cancelamento foi divulgado nesta semana. A organização explicou que o principal motivo é a falta do pagamento de Tide para professores temporários.

O Tide é um regime de trabalho de dedicação exclusiva. Até março, era pago aos professores temporários também. O Governo do Paraná, em julho, exigiu que docentes não efetivos parassem de receber o Tide.

Professores sob dedicação exclusiva devem não só dar aula como participar de pesquisa e extensão. A Olimpíada entra nessa última categoria. Como as demandas de aulas têm aumentado, falta tempo para outras ações. É o que explica Thiago Ferraiol, professor efetivo do departamento de Matemática e um dos responsáveis pela Olimpíada.

Instituições de ensino superior da região davam suporte com divulgação e aplicação de provas na localidade específica. A organização mesmo ficava a cargo da UEM.

Realizada desde 2014, a OMM mobilizava cerca de 1500 estudantes do sexto ano ao terceiro ano do ensino médio. Ferraiol diz que é impossível realizar uma nova olimpíada se não houver a contratação de mais professores para o departamento de Matemática ou se não for liberado o Tide para os temporários.

A Olimpíada de Matemática de Maringá e região era feita para mobilizar os estudantes, buscando aproximar pesquisadores da UEM e os alunos.
No Paraná existe uma olimpíada estadual. E também existe uma competição nacional.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade