Operação contra o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro cumpre mandado em Maringá
Imagem ilustrativa/Foto: Arquivo/Agência Brasil

"Parasitas"

Operação contra o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro cumpre mandado em Maringá

Segurança por Monique Manganaro/GMC Online em 05/07/2022 - 10:33

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (5), para combater um grupo suspeito de envolvimento com o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro cumpre um mandado em Maringá. A Operação Parasitas é comandada pela Polícia Federal. 

No total, 20 mandados de busca e apreensão foram expedidos, a maioria – 17 – foram cumpridos na região de Londrina. Há ainda um em Maringá, um em Guaíra e um em Agudos, cidade do interior de São Paulo. Os agentes também cumprem três mandados de prisão contra líderes do grupo criminoso. 

Segundo a Polícia Federal, a quadrilha utilizava dados de pessoas físicas, os “laranjas”, e jurídicas, as chamadas “empresas de fachada”, para movimentar quantias em dinheiro e fazer o registro de bens adquiridos com valores vindos da importação de cigarros contrabandeados. As investigações apuraram, inclusive, que integrantes do grupo foram presos diversas vezes transportando cigarros trazidos do Paraguai. 

“O contrabando de cigarros, além de causar danos ao Erário, também é gerador de uma série de consequências nocivas à sociedade, com reflexos diretos e graves na saúde pública. Por essa razão, a operação policial foi denominada “Parasitas””, explicou a PF. 

Durante as buscas feitas nesta terça-feira, agentes apreenderam documentos e veículos comprados com o dinheiro levantado pela quadrilha. A polícia também conseguiu bloquear judicialmente bens móveis e imóveis e de recursos financeiros que estavam sendo mantidos nas contas dos investigados. 

Em caso de condenação, as penas para os crimes de contrabando, associação criminosa e lavagem de dinheiro, juntas, podem chegar a 18 anos de prisão.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade