Os riscos de Maringá virar um "condomínio fechado"
CBN Maringá

Opinião

Os riscos de Maringá virar um "condomínio fechado"

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 08/05/2023 - 23:21

Esta semana é de se falar de Maringá. Hoje, dia 8 de maio, se antecipou o aniversário da cidade. Se adequou a data oficial, dia 10, para podermos viver de forma intensa o que a cidade representa nestes 76 anos.

A cidade é jovem, ainda há muitos que estão vivos quando ela não nasceu. Mas, não é isso que faz de uma cidade jovem. Ela está distante ainda dos processos formadores históricos que marcaram a vida do país de forma decisiva.

As grandes mudanças nacionais não passaram pelas veias da cidade e lhe reformularam a existência. Maringá nasceu da planta baixa. Se ficou alta, foi pela prosperidade das condições que a geraram sem rupturas drásticas.

São poucas cidades que tiveram um crescimento populacional vertiginoso e sustentável em um espaço de tempo tão curto. Há que se dar méritos aos que souberam fazer de Maringá uma exceção.

Ela é uma das melhores cidades para se empreender e a melhor para se viver. Mas isso não é para qualquer um e muito menos para quem quiser.

Não se pode separar de Maringá os efeitos que faz em seu em torno. Sarandi, Paiçandu, Mandaguaçu e Marialva estão entre as cidades que mais cresceram no Paraná, segundo prévia do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sarandi recebeu em 12 anos, mais de 43 mil habitantes, Marialva recebeu 15.056, Paiçandu 14.058 e Mandaguaçu 11.760. Crescimento acima da média do Estado e Nacional. Elas cresceram por causa de Maringá.

O sonho de viver em um bom lugar é substituído por trabalhar nele. Há um movimento diário de milhares de pessoas que vem e voltam para Maringá. Dois fatores impulsionam esta população, trabalhar ou estudar.

Maringá não é uma ilha, a cidade não é um condomínio fechado, por mais que alguns gostariam que fosse e se esforçam para isso.

Maringá precisa gerar um planejamento metropolitano, considerar as condições de vida da população das cidades conurbadas com uma prioridade também sua. E estender a qualidade de vida que tanto se orgulha para outros lugares.

A cidade tem muito a comemorar, mas ela não é só um paraíso, ela tem uma dívida com uma região a qual ela é o centro dos benefícios, ganha muito com isso. Ela é, também, a esperança dos que se empilham ao seu redor.

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade